Nacional

Imagem do Papa está a mudar

Agência Ecclesia
...

Pe Federico Lombardi diz que portugueses passaram a ver Bento XVI como ele realmente é: próximo, cordial e gentil

A imagem do Papa entre os portugueses está a ser alterada com a visita apostólica afirmou o director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi na conferência de imprensa no final desta Quarta-feira. De uma pessoa fria e algo distante, Bento XVI é visto como próximo, cordial e gentil.

“A imagem do Papa, que era visto pelos portugueses antes da viagem como algo frio, reservado, não muito próximo das pessoas, já mudou”.

“O Papa já é visto como uma pessoa próxima, cordial, gentil, como o é efectivamente”

No briefing do dia feito pelo director da Sala de imprensa da Santa Sé aos jornalistas foi destacado o sucesso do encontro com as personalidades do mundo da cultura português.

“Foi um grande sucesso pela participação e calor, que talvez os organizadores não esperassem”

O discurso do cineasta Manuel de Oliveira colheu ““Infinita simpatia”.

O discurso do Papa no encontro no Centro Cultural de Belém, na manhã desta dia, confirmou a proposta “dialogante a propositiva” a que Bento XVI já se havia referido.

Sobre o encontro na com o Primeiro Ministro na Nunciatura Apostólica, o Pe Federico afirma ter sido “substancialmente de cortesia”.

Foram tratados temas de forma “familiar”, em particular “o contributo da Igreja em actividades de carácter social e educativo, em Portugal”, sublinha o director.

“A nível internacional viu-se que os povos lusófonos, em várias partes do mundo, são também católicos”.

A lusofonia foi vista como “elemento de integração e de diálogo”.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo não foi assunto abordado.

Na Nunciatura estiveram presentes para além de Bento XVI e José Sócrates, representantes da Secretaria de Estado do Vaticano, o Núncio Apostólico D. Rino Passigato e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.

O briefing destacou a satisfação do Papa pelo acolhimento português em Lisboa.

Foi ainda recordado que a Conferência Episcopal Portuguesa pediu “especificamente” três encontros “significativos e estratégicos para a pastoral da Igreja” – o encontro com as personalidades da cultura, com os sacerdotes e com os agentes da pastoral social. 



Bento XVI - Portugal