Imprensa e digital: parceiros ou concorrentes? Paulo Rocha 28 de Novembro de 2008, às 13:40 ... Desafio do paradigma digital exige que se centrem atenções nos conteúdos comunicados Mais do que pensar em meios de comunicação, o desafio do paradigma digital exige que se centrem atenções nos conteúdos comunicados, que são produzidos, distribuÃdos e recebidos, hoje, de forma nova. E a novidade está na utilização das ferramentas multimédia por emissores, meios e receptores de conteúdos. No debate sobre parcerias e/ou concorrências entre a imprensa e o digital, que marcou o II Painel do 7º Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, as transformações provocadas pelo paradigma digital foram apresentadas como desafio para a imprensa regional, nomeadamente a de inspiração cristã. Para Manuel Pinto, é fundamental “pensar os projectos locais em redeâ€. Para o Professor da Universidade do Minho, isso não significa necessariamente abdicar de cada tÃtulo, de cada sujeito. Os projectos em rede permitiriam descobrir sinergias, rentabilizar recursos, gerar audiências e pensar multimédia. A mudança de modelo de comunicação, para sistemas interactivos, onde os produtores de conteúdos estão disseminados por toda a rede, não pode deixar indiferentes os tÃtulos da imprensa regional. Manuel Pinto desafiou os congressistas a darem atenção aos recursos disponÃveis nesse âmbito. “Na imprensa de inspiração cristã existem recursos disponÃveis e não utilizadosâ€, defendeu o professor universitário, afirmando a sintonia da rede criada pelos tÃtulos da imprensa regional, espalhados por todo o paÃs, com os modelos comunicacionais em expansão na matriz digital dos media. Uma certeza defendida também por LuÃsa Ribeiro, coordenadora no Diário do Minho e Professora na Universidade do Minho, que defendeu a necessidade de manter nÃveis de profissionalismo também na publicação digital. E se esse profissionalismo ainda é um projecto para muitos tÃtulos, seja na redacção de conteúdos e na sua apresentação (paginação e impressão), deve manter-se como critério incontornável também na digitalização dos conteúdos. Para LuÃsa Ribeiro, esta é uma corrida contra o tempo. “Temos de aprender a fazer de maneira diferentes aquilo que durante anos a fio fizemos de determinada formaâ€, afirmando sobretudo a parceria entre a publicação impressa dos conteúdos e a sua digitalização nas páginas da internet. Entre leitores e empresas de comunicação, ou entre estas e anunciantes de produtos publicitários, a certeza das parcerias emerge como potencialidade que beneficia todas as partes, porque cria maiores possibilidades na produção de conteúdos, na sua divulgação e para um maior número de destinatários. Se este modelo de comunicação é ainda projecto - ou nem isso - para muitos tÃtulos da imprensa da inspiração cristã, ele é já uma certeza para muitos órgãos generalista. No 7º Congresso da AIC foi apresentado o trabalho realizado pelo jornal “Públicoâ€. Sérgio Gomes, jornalista do “Público†on line, falou das concorrências e das parcerias entre os dois suportes: o papel e o digital. E para afirmar a conquista de leitores e de mercado por parte da publicação no portal de informação do “Públicoâ€. Da sua experiência de redacção para o on line, Sérgio Gomes referiu que as potencialidades do suporte digital estão, entre outros factores, no alargamento de contactos com leitores, no crescente número de fontes de informação, na identificação de temas que mais interessam aos leitores, na expansão de debates interactivos, nas potencialidades das ferramentas multimédia. Se existe concorrência entre a imprensa e o digital – porque ambos querem conquistar leitores e publicidade – Sérgio Gomes afirmou a previsÃvel “batalha perdida†para os jornais em papel. Por outro lado, as ferramentas da matriz digital da comunicação em evolução permanente oferecem ao jornalismo uma época única. “Na internet estão a viver-se os melhores dias de sempre no jornalismoâ€. Sérgio Gomes contribui para isso e desafiou os congressistas da AIC a fazerem o mesmo. Comunicações Sociais Share on Facebook Share on Twitter Share on Google+ ...