Será inaugurado, pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, no dia 30 de Setembro pelas 16,30 horas, na Rua das Lameiras, topo norte, na cidade de Vila Nova de Famalicão, o novo Centro Social e Comunitário da Associação de Moradores das Lameiras. Do programa da inauguração consta o seguinte:
16 horas – hastear das bandeiras no novo Centro, por membros dos Corpos Gerentes da AML;
16,30 horas – Recepção a Sua Exª o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio e demais entidades, na Rua das Lameiras – topo norte;
16,35 horas – Descerramento da lápide inaugural pelo Sr. Presidente da República e benção das instalações por Sua Exª Rev.ma o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. Seguir-se-á uma visita às instalações sociais pelas entidades oficiais presentes e todos os convidados.
17,00 – Sessão Solene presidida pelo Senhor Presidente da República, com intervenções das seguintes entidades: Presidente da Direcção da AML, Presidente da Câmara e Presidente da República.
O Novo Centro Social e Comunitário da Associação de Moradores das Lameiras, começou a ser construído em Dezembro de 1999, sendo a primeira pedra lançada pelo Sr. Presidente da República em 26 de Maio de 2000, tendo na altura manifestado a vontade de ser ele a presidir à inauguração, por se tratar de uma obra já em curso. Os trabalhos principais foram concluídos em Fevereiro de 2003, tendo a Câmara Municipal passado o respectivo Alvará de utilização em 28 de Fevereiro do mesmo ano. Em 24 de Março o Centro foi aberto a todos os utentes que frequentavam as antigas instalações, que durante 18 anos funcionaram em condições precárias, no rés-do-chão do Edifício das Lameiras nos blocos habitacionais situados na ala nascente.
As novas instalações comportam uma creche, com berçário, para 50 crianças, 3 salas de Jardim para 75, ATL para 100, em dois turnos, Centro de Animação Juvenil para 50 adolescentes e jovens, Lar para a terceira idade para 20 utentes, Centro de Dia para 30 e Apoio Domiciliário para 40. O Centro está apetrechado com vários gabinetes para apoio administrativo, salas de reuniões, cozinha, refeitório, duas copas, lavandaria, armazém geral, garagem para viaturas e um espaço com três apartamentos T0 para “mulheres vítimas de violência doméstica”. Esta última valência, para já encontra-se a funcionar noutro local, bem como o gabinete social e a UNIVA, que continuam a funcionar no Edifício das Lameiras. Nesta obra foram gastos cerca de três milhões e quinhentos mil Euros, tendo a AML recorrido a um empréstimo bancário junto da Caixa Geral de Depósitos. Deve actualmente ao empreiteiro, banco e fornecedores de equipamentos cerca de 600 mil euros.
Vila Nova de Famalicão, 26 de Setembro de 2003
Jorge Manuel Ribeiro Faria
(Presidente da Direcção)
Telm. 963503944