Nacional

JMJ2016: Jovem açoriano representa Portugal na receção ao Papa Francisco

Agência Ecclesia
...
igrejaacores.pt
igrejaacores.pt

Bruno Godinho integra o grupo de jovens «Oásis da Esperança»

Angra do Heroísmo, Açores, 21 jul 2016 (Ecclesia) - O jovem açoriano Bruno Godinho Portugal na receção ao Papa Francisco, a 28 de julho, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Cracóvia, na Polónia.

O participante, de 18 anos, admite ao portal ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra’, que ainda não bem o que vai acontecer no Parque Jordan, de Blonia, um dos maiores da Europa.

“Fiquei surpreendido com o convite, já pensei em milhões de coisas mas acho que na hora, com os nervos e com a emoção, o que sair há de ser, mais uma coisa espontânea do que algo muito elaborado” disse.

Na bagagem já tem uma bandeira da freguesia e outra dos Açores: “Sou português mas o cantinho onde nasci e onde vivo não podiam faltar”.

A 31.ª JMJ conta com a participação de cerca de sete mil jovens portugueses, que cumprirão também um programa próprio.

A edição deste ano da jornada mundial da juventude realiza-se entre 26 e 31 de julho e tem como tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia’.

“Eu disse logo que sim quando me convidaram para irmos a Cracóvia. Sabíamos que ia ser difícil mas com trabalho e dedicação também sabíamos que conseguiríamos alcançar e estamos a alcançar”, afirmou Bruno Godinho.

O jovem açoriano pertence ao grupo ‘Oásis da Esperança’, da paróquia das Quatro Ribeiras, ma Ilha Terceira.

Nove elementos do grupo rumam a Lisboa no próximo sábado, de onde partirão para o Algarve para se juntarem à diocese “emprestada”, que acompanham na viagem a Cracóvia.

Criadas por São João Paulo II nos anos 80 do último século, as Jornadas Mundiais da Juventude realizam-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos numa grande cidade: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil), em 2013.

OC



Diocese de Angra Jornadas Mundiais da Juventude