Estão a decorrer no Porto as I Jornadas de Verão de Formação de Catequistas, uma maneira diferente de procurar melhorar o serviço que estes prestam às crianças e jovens que se encontram a crescer na fé.
Segundo o Pe. João Ribeiro, director do Secretariado Diocesano de Educação Cristã da Infância e Adolescência, a estreia desta nova iniciativa “tem corrido pelo melhor”, fazendo face à necessidade de apostar na formação dos educadores da fé.
“Os objectivos aqui são os de uma formação intensiva dos catequistas, como refere o directório geral da catequese, e que durante o resto do ano não temos possibilidade de fazer”, refere à Agência ECCLESIA.
As 15 horas de formação procuram ser mais incisivas e especializadas do que os cursos de carácter geral, abordando 4 áreas diferentes: “o ser do catequista, o saber do catequista – doutrinal e pedagógico – e o saber fazer, porque a catequese é comunicação”, explica o nosso entrevistado. Os blocos ministrados procuram corresponder a esta orientação, oferecendo ensinamentos sobre a Bíblia, a catequética, a psicologia e a pedagogia.
As quase 200 pessoas inscritas têm-se manifestado muito agradadas com o decorrer desta formação, opinião que é registada no “parlatório” das Jornadas, uma secção destinada a recolher o feed-back dos presentes. “Ainda não chegamos ao fim e as pessoas já começam a perguntar em que altura serão as jornadas”, constata o Pe. João Ribeiro.
Estas Jornadas são promovidas pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã da Infância e Adolescência do Porto, e acontecem de 19 a 23 de Julho, na Casa Diocesana de Vilar.