Jornadas Marianas sobre Francisco Marto, Pastorinho de Fátima
“Francisco Marto contemplativo, consolador de Jesus” é o tema das Jornadas Marianas que o Secretariado Diocesano da Guarda do Movimento Mensagem de Fátima vai promover este sábado, 10 de Outubro, no Centro Apostólico D. João Oliveira Matos. Esta iniciativa acontece no âmbito do centenário do nascimento de Francisco Marto.
Apresentar a figura de Francisco Marto que se deixou seduzir por Jesus; despertar nas crianças, olhando para Francisco, o gosto da contemplação, num mundo atordoado de barulhos; interpelar pais, catequistas e educadores para o apresentarem como modelo, não apenas por palavras, mas na imitação das suas atitudes como resposta aos pedidos da Senhora, são os principais objectivos destas jornadas.
O programa começa às 9.30 horas, com o tema “desafios da criança aos pais, à igreja” que será apresentado por D. Manuel Felício, Bispo da Guarda. Seguem-se os temas: “Francisco Marto contemplativo, sua história” (Eugénio Sério), “Francisco Marto, interpelação a pais, catequistas, educadores (irmã Joaquina), “Capacidade de santidade e de espiritualidade na infância e na adolescência” (Serafim Reis), “A educação da fé no tempo dos Pastorinhos” (Moiteiro Ramos) e “acompanhara dimensão espiritual desde a infância”.
Segundo o padre Joaquim Bastos, assistente diocesano do Movimento Mensagem de Fátima, estas jornadas pretendem apresentar o Francisco “como referência para as crianças e como interpelação para os pais, catequistas e educadores, no processo educativo em que estão empenhados”. e acrescenta: “será também mais uma oportunidade para divulgar a mensagem que Nossa Senhora nos trouxe do Céu, tão rica de ensinamentos”.
As Jornadas sobre Francisco Marto têm como principais destinatários os Associados do Movimento da Mensagem de Fátima, pais, educadores e todos os que pretendam aprofundar a piedade mariana.
Diocese da Guarda