Nacional

José António Falcão eleito secretário-geral adjunto de Europae Thesauri

DPHA Beja
...

Organismo consultor da União Europeia para a área do património

O director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão, foi recentemente nomeado secretário-geral adjunto de Europae Thesauri, organismo consultor da União Europeia e da UNESCO para o património religioso e que agrupa os principais museus de arte sacra da Europa. A nomeação foi votada por unanimidade no último congresso, realizado em Saragoça em inícios de Novembro, e ratificada pelo conselho de administração, onde Falcão já tinha a seu cargo, como administrador, o sector relativo à Península Ibérica (Portugal, Espanha, Principado de Andorra e território autónomo de Gibraltar).

Com sede em Liège, na Bélgica, Europae Thesauri desenvolve intensa acção técnico-científica no campo da museologia e da conservação e restauro, sendo presidida pelo reputado especialista francês G. Le Goff. Esta entidade assume um papel muito relevante no apoio a monumentos em situação de risco e no desenvolvimento de projectos internacionais de cooperação cultural em que participam as instituições europeias, designadamente na Alemanha, na Federação Russa e na Lituânia. Ao secretariado-geral adjunto, agora exercido por um português, cabem as funções de “oficial de ligação” com o mundo académico e os órgãos da UNESCO e de coordenação dos projectos no Sul da Europa.

Nascido em 1961, José António Falcão licenciou-se em História da Arte e em Arquitectura e fez o mestrado em Museologia e o doutoramento em Arquitectura. Tem exercido a actividade como conservador de museus em instituições de referência, entre elas o Museu Calouste Gulbenkian e a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça. Enquanto professor, vem exercendo a docência em áreas do património na Universidade Católica, na Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), na Universidade do Michigan (Estados Unidos) e noutras escolas superiores de Portugal e do estrangeiro. Preside actualmente à Associação Portuguesa dos Museus da Igreja.

Ana Santos



Património