“Ide e anunciai o Evangelho!” Foi este o desafio lançado a onze jovens que no passado Sábado, dia 12, foram enviados em missão, numa cerimónia realizada na igreja paroquial de Mesão Frio, em Guimarães. Os jovens leigos missionários fazem parte do grupo Diálogos, um movimento de leigos inspirados no carisma dos Missionários do Verbo Divino (SVD). Seis desses jovens pertencem a paróquias do arciprestado vimaranense (Mesão Frio, Nespereira, Urgeses, Senhora da Conceição e Santa Eufémia de Prazins) e os restantes são de Famalicão, Covilhã e Lisboa. A Eucaristia foi presidida pelo arcipreste de Guimarães, Pe. Joaquim Marques da Mota.
Os jovens partem dia 1 de Agosto para Angola, onde durante um mês vão realizar um projecto a que deram o nome “Abrir caminhos”. Ficarão na paróquia de Kifangondo, nos arredores de Luanda. Aí irão contactar directamente com o trabalho missionário da SVD e desenvolver uma série de pequenas actividades nas áreas da saúde, da educação, da ocupação de tempos livres e da pastoral.
O Provincial dos Missionários do Verbo Divino, Pe. José Augusto Leitão, fez a homilia da celebração e, tomando em conta a dimensão missionária das leituras do dia, apelou a que todos os presentes assumissem o seu dever de missionários, aqui ou fora do país, de acordo com a vocação e a condição de cada um.
Durante a oração do envio, toda a comunidade presente fez o gesto da imposição das mãos sobre os onze jovens, como uma bênção e em sinal de que eles partem em nome da Igreja. No fim, o senhor arcipreste ofereceu ao grupo um bela imagem de Nossa Senhora para eles levarem consigo para África.