Nacional

Jovens Sem Fronteiras definiram projectos para o próximo ano

Pe. Tony Neves
...

Encontro nacional foi dedicado ao tema «Na Descoberta da Outra Margem»

Mais de 200 participantes estiveram no 22.º encontro nacional do grupo católico Jovens Sem Fronteiras (JSF), dedicado ao tema "Na Descoberta da Outra Margem", que decorreu no Barreiro entre 8 e 10 de Outubro.

A presidente do movimento, Rita Costa, apresentou as novidades e desafios para o próximo ano: novo logótipo, voluntariado missionário, 12.º Fórum Ecuménico Jovem, peregrinação a Taizé na Páscoa, retiros de Quaresma, actividades de Verão (grupo Ponte, Semana Missionária, Jornadas Mundiais da Juventude), encontro de coordenadores e animadores, site, CD e bandeira do grupo.

A sessão de abertura, realizada esta Sexta-feira, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, do responsável da paróquia da cidade, Carlos Russo, do director da Pastoral Juvenil da diocese de Setúbal, Pe. Luís Ferreira, e do Provincial dos Missionários do Espírito Santo, Pe. José Manuel Sabença, entre outras personalidades.

Os trabalhos do segundo dia começaram com um painel sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, durante o qual se salientou a importância de praticar as directrizes da Doutrina Social da Igreja.

O tema foi desenvolvido pelo presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, pelo director do Centro Padre Alves Correia, Pe. Mário Faria Silva, e pelo coordenador da organização não governamental para o desenvolvimento Sol Sem Fronteiras, Pedro Amorim.

As conclusões apontaram para a necessidade de dar tempo à oração pessoal, cultivar uma atitude critica e promover uma atitude de compromisso com as comunidades.

Na tarde de Sábado fez-se um percurso fotográfico no Barreiro e em Lisboa, enquanto que a sessão nocturna foi reservada à actuação da Tuna de Serenatas da Faculdade de Motricidade Humana e à apresentação das actividades dos Jovens Sem Fronteiras nas semanas missionárias em Portugal.

O terceiro dia abriu com a apresentação do trabalho desenvolvido pelo grupo Ponte no Brasil, em Agosto, tendo incluído a realização de oficinas missionárias com o objectivo de reforçar temas relacionados com a identidade e objectivos dos Jovens Sem Fronteiras.

Pe. Tony Neves/Agência Ecclesia



JSF