Jovens Sem Fronteiras experimentam espÃrito missionário no Verão
Movimento católico ligado à Congregação do EspÃrito Santo reúne 80 jovens, nas «semanas missionárias» de Agosto
Cerca de 80 jovens puseram de parte a praia e a diversão, para fazerem uma experiência missionária, ao longo do mês de Agosto. A iniciativa é promovida pelos Jovens Sem Fronteiras (JSF), um movimento católico integrado na Província Portuguesa da Congregação do Espírito Santo.
Segundo Ana Rita Costa, presidente nacional da JSF, “trata-se de uma forma de viver a espiritualidade sem fronteiras, ao longo das férias de Verão”.
“Os jovens, em vez de passarem 10 dias na praia, com os amigos, optam por fazer esse tempo numa paróquia acolhedora, de forma a dinamizar a missão”, acrescenta ainda.
Teixoso, na Covilhã; Santa Catarina da Fonte do Bispo, em Tavira; Izeda, em Bragança; Vilas de Castro Verde, no distrito de Beja; e Sernancelhe, no distrito de Viseu, foram as localidades escolhidas, para este ano.
As missões a desenvolver podem ser as mais variadas, consoante as necessidades das paróquias de acolhimento.
“Este ano estivemos mais voltados para a pastoral social. Contacto com idosos, com os lares, com crianças, encontros de jovens, animações de eucaristias e momentos de oração”, revela Ana Rita Costa.
Os jovens têm também a oportunidade de experimentar a vida em comunidade, juntamente com um padre espiritano que os acompanha. Pretende-se que seja um tempo forte de crescimento pessoal, na fé, na partilha, em conjunto com as paróquias de acolhimento.
Todos os anos, cerca de 100 jovens participam, em média, semanas missionárias. A presidente da JSF entende que a razão desta disponibilidade está, antes de mais, “na fé, que serve de base, e depois parte do exemplo dos outros, que já fizeram as semanas missionárias”.
“Ver essa participação dos jovens” sublinha a mesma responsável, “dá-nos a convicção de que podemos marcar a diferença neste mundo, através de gestos concretos. O amor que sentimos e o querermos ser úteis aos outros”.
Ao longo dos anos, a JSF tem visto com agrado que é com este tipo de iniciativas, como as semanas missionárias, que depois nasce o bichinho da missão.
“São estas experiências que os fazem aventura-se por mais tempo, num país em missão”, constata Ana Rita Costa.
Uma dessas experiências no exterior está a ser levada a cabo no Brasil. Um conjunto de 16 jovens, escolhidos de entre os diversos grupos da JSF, está em missão na paróquia da Senhora da Glória, em Belo Horizonte, até dia 31 de Agosto.
O denominado Projecto Ponte 2010 tem a duração de um mês, e é feito nos mesmos moldes que as semanas missionárias em Portugal.
“Este ano a oportunidade de ir a uma paróquia brasileira surgiu através de um colega seminarista, que está lá em formação, e que proporcionou aos jovens esta experiência”, conta a líder da JSF.
Terminado este período de forte actividade missionária, a JSF vai começar a prepara-se para o seu Encontro Nacional, de 8 a 10 de Outubro, onde todos os seus elementos poderão partilhar as experiências feitas ao longo do ano.
Espiritanos Voluntariado missionário