A Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, no passado dia 15 de Janeiro, entrou no seu 124º ano de vida. O seu segundo século de existência vai-se adentrando, entre luzes e sombras, decréscimo nuns lugares, crescimento noutros, caminhando a par e passo com a Vida Religiosa actual, partilhando as suas esperanças e as suas dificuldades.
Ao longo destes quase 125 anos de vida, o carisma dado por Deus à Igreja através da Irmã Maria de S. Francisco Wilson tem espalhado pelo mundo os seus frutos de caridade, evangelização e promoção humana, pelas mãos das Irmãs que lhe seguiram o ideal. Recentemente desenvolveu novas potencialidades abrindo-se a outras culturas e também a outros estados de vida, pois o Espírito que a conduz é sempre inovador e surpreende-nos a cada instante.
Aproveitando esta circunstância de aniversário, a Congregação propôs-se fazer um caminho de revitalização interna, sempre necessária, pela celebração dum jubileu ao longo de todo este ano 2008, tendo por ideia base: “Um futuro a construir” (VC110).
Este ano jubilar será um verdadeiro tempo de graça também porque se está a preparar e nele terá lugar a realização do XII Capítulo Geral, que tem a missão de aplicar num âmbito mais amplo os novos dinamismos saídos do Congresso dos Religiosos.
Ao iniciarmos este jubileu, que tão bem se enquadra num outro maior que estamos a viver - os 800 anos do Carisma Franciscano - pretendemos que ele seja um verdadeiro tempo de conversão para uma vida consagrada mais fiel e criativa, mais apaixonada por Cristo, mais evangélica, e mais empenhada na Missão junto dos irmãos a quem o Senhor nos envia.
Procuramos viver o tempo presente com serenidade, apesar da sua complexidade, e projectar o futuro com esperança pois “Aquele que nos conduziu até agora, nos conduzirá até ao fim” (CIW 46). Damo-nos as mãos unindo as nossas energias para sermos no mundo um testemunho visível da Vitória de Cristo, Ele que é de ontem de hoje e de amanhã.
Irmã Maria do Carmo de Jesus Fernandes