O Santuário de Schoenstatt da diocese de Aveiro, dedicado à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, está localizado na Colónia Agrícola da Gafanha e vai celebrar os 25 anos da sua inauguração. O grande momento será no dia 24 de Outubro, numa Eucaristia presidida por D. António Marcelino, onde se espera a participação dos schoenstattianos da diocese e de outras, nomeadamente de Lisboa, Coimbra, Porto e Braga. Nesse mesmo dia, realizar-se-á um encontro de toda a Família Portuguesa de Schoenstatt.
Antes, no dia 23, em jeito de preparação para o grande momento da festa jubilar, terá lugar o encontro nacional de jovens do Movimento Apostólico de Schoenstatt, durante a tarde, e à noite, pelas 21 horas, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, haverá um concerto, com a participação do Pe. António Maria Borges, artista mariano que foi coadjutor e pároco da Gafanha da Nazaré, entre 1977 e 1981, tendo colaborado activamente na construção do Santuário. Actuam também neste espectáculo o coro da APA (Administração do Porto de Aveiro) e um grupo de Fados de Coimbra.
O Santuário de Schoenstatt da Diocese de Aveiro foi inaugurado no dia 21 de Outubro de 1979 por D. Manuel de Almeida Trindade, apresentando-se como uma réplica fiel do Santuário Original de Schoenstatt, na Alemanha. A pedra angular veio de Roma e foi abençoada pelo Papa João Paulo II. Tem encrustada na face frontal uma outra pedra trazida do túmulo de S. Pedro, sobre a qual está gravada a inscrição “Tabor Matriz Ecclesiae”, que indica a missão do mesmo Santuário.
As festas jubilares, que têm por tema “À sombra do Santuário, vive e anuncia”, são um desafio a todos os cristãos, em geral, e a todos os schoenstattianos, em particular, para que vivam, no dia-a-dia, as graças do acolhimento, da transformação interior e do envio apostólico, em sintonia com os ensinamentos da Igreja, mas também do Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Padre José Kentenich.
Schoenstatt é um Movimento da Igreja Católica, fundado em 18 de Outubro de 1914 para a renovação cristã do mundo, que aposta fortemente na formação de um homem novo, construtor de uma nova sociedade. Na origem deste Santuário não há intervenções extraordinárias de Deus, nem aparições ou milagres. Há, tão-só, uma Aliança de Amor selada entre os membros do Movimento e Nossa Senhora, pela qual se comprometem a um esforço pela santidade na sua vida diária.
Contactos
Santuário de Schoenstatt – Centro Tabor
Rua do Santuário
Lugar Nossa Senhora dos Campos – Colónia Agrícola
3834-908 Gafanha da Nazaré
Telefone 234 326 020
www.schoenstatt.pt.vu
Ou
Fernando Martins
rochamartins@hotmail.com
Telefone 234 361 867