Nacional

Lamego: Igreja Católica promoveu Dia da Família Diocesana

Agência Ecclesia
...

D. Antonio Couto sublinhou importância de criar laços de «entreajuda, empatia»

Lamego, Viseu, 27 jun 2016 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Lamego viveu pela segunda vez o Dia da Família Diocesana e o seu bispo destacou que a ideia vai ser “sempre” criar “familiaridade, entreajuda, empatia” entre todos.

À Agência ECCLESIA, D. António Couto explicou que o encontro teve como propósito fazer sentir aos participantes que “juntos” fazem “uma família” e que se devem “alegrar com essa família que não é de sangue, mas alargada, diocesana, família de Deus”.

O Dia da Família Diocesana de Lamego, vivido este sábado no Santuário de Nossa Senhora da Lapa, na Zona Pastoral de Sernancelhe, congregou as 223 paróquias e diversos movimentos eclesiais.

“Não queremos insistir demasiado a capacidade reflexiva mas as pessoas já perceberam que queremos dar mais um tom de peregrinação a este dia diocesano da família”, acrescentou D. António Couto, comparando com o programa do ano passado na mata do Santuário da Nossa Senhora dos Remédios com “espírito familiar e festivo”.

O bispo de Lamego observou que a diocese “é muito extensa e dispersa”, pelo que se pretende variar os locais da iniciativa.

O prelado sublinhou que são “muito importantes” os encontros diocesanos, para além da vida nos arciprestados e paróquias, porque “as pessoas começam a travar conhecimentos, tornam-se amigos”, afinal são da mesma diocese, “da mesma família e isso cria laços”.

“Os conteúdos não são muitos, não é tempo para expor conteúdos mas para as pessoas conviverem e perceberem que a família diocesana não é só o arciprestado, ou a paróquia mas são zonas pastorais e culturais bem diferentes”, desenvolveu.

Segundo D. António Couto, que deu à Eucaristia um “cunho mariano e de misericórdia”, o Dia da Família Diocesana “obriga”, de certo modo, os fiéis “a conviver, rezar” e refletirem juntos.

Com o tema “Com Maria, Peregrinos da Misericórdia”, o encontro começou às 09h30 e terminou após a Missa, que começou pelas 15h30.

HM/CB



Diocese de Lamego