Leiria: abertura de exposição sobre São Paulo
Organizada pelo Departamento do Património Cultural da Diocese, para evocar a passagem dos dois mil anos do nascimento de São Paulo, a mostra estará patente ao público na igreja de São Pedro, em Leiria, até 13 de Setembro de 2009.
A exposição tem quatro partes: a primeira evoca a formação judaica de Paulo; a segunda, o seu encontro com o Ressuscitado; a terceira, o culto do Apóstolo na Diocese; e a quarta, as dimensões fundamentais do seu pensamento.
Homem de grande cultura, nem sempre de fácil interpretação, Paulo dominava três universos culturais: o judaico, o grego e o romano. Como judeu, conhecia muito bem as Escrituras; vivendo em ambiente cultural helenista - no mundo de então dominava a cultura grega -, escrevia e falava em grego; como cidadão romano, soube tirar partido do seu estatuto social para levar mais longe o Evangelho.
Serão expostas obras de arte não apenas da diocese de Leiria-Fátima, mas também de outras instituições. Para enriquecer o nosso olhar sobre o Apóstolo das Gentes, no decorrer da exposição, outras igrejas e comunidades cristãs serão convidadas a partilhar o seu modo de ver e acolher o testemunho deste grande apaixonado de Cristo.
Horário - Terça a Sábado: 10h00 -12h30; 14h30 -18h00; Domingo: 15h00 -18h00. Entrada Livre
Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima
Diocese de Leiria-Fátima