Subindo a escadaria do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, com impulso e textos de São Paulo, os animadores vocacionais paroquiais da vigararia de Leiria reuniram-se na noite do dia 10 de Dezembro num encontro de oração, formação e convívio. A iniciativa foi organizada pela Equipa Vicarial de Animadores Vocacionais e contou com o apoio do Serviço Diocesano respectivo. Estavam representadas 5 das nove paróquias que constituem a Vigararia.
No momento formativo, os animadores tomaram conhecimento das orientações do bispo diocesano D. António Marto sobre a necessidade deste serviço a fim de “preparar nas paróquias um terreno fértil para que a acção de Deus se desenvolva e o Seu apelo possa ser ouvido e seguido”. Ouviram depois o relato de uma experiência do caminho percorrido na constituição, definição de objectivos e primeiras iniciativas de uma equipa paroquial das vocações. No diálogo, focaram-se algumas dificuldades e partilhou-se uma ou outra acção já desenvolvida. Os animadores viram reconhecida e fortalecida a sua missão.
Esta iniciativa de Leiria é um sinal de que se vai desenvolvendo o novo “ministério da animação vocacional” nas comunidades cristãs. O caminho vai avançando, embora lentamente. A criação de um Grupo de Animadores Vocacionais em cada paróquia ou vigararia foi uma das linhas de acção dadas pelo Bispo de Leiria-Fátima na sua carta pastoral de 2006 e reafirmada na de 2007. O objectivo é, nas palavras de D. António Marto, “imprimir um novo ardor à pastoral vocacional, levando-a ao coração de cada comunidade cristã para que a sinta e assuma como elemento constitutivo da experiência de fé viva e como uma responsabilidade que a todos diz respeito”.
Pe. Jorge Guarda
Coordenador do Serviço de Animação Vocacional