Leiria: Jovens procuram vocação em grupo
Gratificante e de muito interesse foi como os jovens, rapazes e raparigas, classificaram o seu primeiro encontro do itinerário vocacional que iniciaram na tarde do Domingo, 6 de Dezembro, em Fátima. Apresentação dos jovens e da equipa de apoio, leitura orante de um relato do Evangelho, catequese vocacional, partilha de vivências e de intuições e convívio preencheram o programa.
O itinerário, a que foi dado o nome “Em rede”, terá continuação durante os próximos meses, até Maio, ao ritmo de um encontro mensal, e ainda um retiro. Teve a adesão de jovens já na vida profissional ou a estudar no ensino superior. É orientado por uma equipa mista dos serviços diocesanos de animação vocacional e de pastoral juvenil, que inclui representantes das vocações sacerdotais, da vida consagrada, laical e matrimonial. Os encontros têm lugar na comunidade das Irmãs da Aliança de Santa Maria, que proporcionam bom acolhimento e precioso apoio.
Esta actividade concretiza a proposta que o bispo D. António Marto fez aos jovens com o apelo: “Dai um projecto belo à vossa vida”. O bispo de Leiria-Fátima caracteriza a proposta como “uma experiência de fé, em grupo, cuja finalidade é: ajudar a buscar a vontade de Deus na própria vida, orientar a liberdade e a escolha do projecto de vida para servir o projecto de Deus no mundo na parte que a cada um diz respeito.”
As experiências anteriores deste itinerário realizadas nos últimos dois anos, sob o nome de S. Agostinho, tiveram a participação de cerca de três dezenas jovens. No presente ano procurou-se melhorar o projecto, dar-lhe um nome mais apelativo e adaptá-lo às circunstâncias dos jovens actuais, nomeadamente no que se refere à idade dos destinatários. É para aqueles que estão entre os 18 e os 30 anos, sem que a idade seja considerada de modo rígido.
Padre Jorge Guarda
Diocese de Leiria-Fátima