A diocese de Leiria-Fátima vai celebrar a vigília de Pentecostes, com uma acção litúrgica presidida pelo seu Bispo, D. António Marto, na Sé de Leiria, às 21 horas, no dia 26 do corrente mês, Sábado, às 21 horas.
É já o terceiro ano consecutivo que celebramos juntos em clima diocesano, com significativa participação dos movimentos, associações e obras. A celebração destina-se a todos os fiéis que nela quiserem participar e especialmente os mais comprometidos na vida das comunidades cristãs e noutros âmbitos da vida da Igreja.
O tema da celebração será “a beleza de Cristo nos variados dons e vocações” e inspira-se na carta pastoral do nosso bispo publicada no início do ano pastoral. A vigília incluirá momentos simbólicos, cânticos, escuta e meditação da palavra de Deus, contemplação da beleza de Cristo e da Igreja na variedade de dons e vocações e adoração ao Santíssimo sacramento. Em tudo isto se procurará valorizar os diversos dons ou carismas do Espírito e experimentar que na sua diversidade constituímos todos uma mesma e única família de Deus e somos chamados a colaborar na missão comum que está confiada à Igreja para a salvação dos homens.
Esta iniciativa, na sequência dos anos anteriores, na mesma ocasião, constitui um contributo para cumprimento do que prescreve o Projecto Pastoral Diocesano no sentido de acolher e discernir os carismas, dons de Deus para bem da Igreja e do Mundo. O programa foi definido pelos responsáveis de vários movimentos e associações sob a coordenação do Vigário-Geral da Diocese.
Segundo o Anuário de Diocese de Leiria-Fátima, existem nesta Igreja local mais de trinta associações, movimentos, obras eclesiais e novas comunidades. Uns centram-se no apostolado e na promoção da vida espiritual, outros envolvem determinados grupos de fiéis, como os sacerdotes e seus familiares, os enfermeiros e profissionais de saúde, e outros ainda orientam-se para a formação dos jovens, o serviço caritativo, a visita e apoio aos presos, etc. Cada um deles é expressão de um modo peculiar de o Espírito Santo se manifestar segundo a sua variada riqueza.