Nacional

Lisboa: Congresso Português do Voluntariado reflete sobre «um mundo desafiante»

Agência Ecclesia
...
DR
DR

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participa na sessão de encerramento

Lisboa, 21 out 2017 (Ecclesia) – A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) promove hoje um Congresso Português do Voluntariado dedicado ao tema ‘Voluntariado: Um mundo desafiante!’, no Centro Ismaili, em Lisboa.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a CPV realça que o encontro “trará à discussão” temas bastante “aliciantes” para todos, voluntários e organizações, por isso, pretende reunir os voluntários interessados “em responder a desafios”.

O 2.º Congresso Português do Voluntariado tem cinco objetivos como afirmar o voluntariado como “expressão de uma cidadania ativa”, promover a partilha de boas práticas, “lançar pistas de trabalho, novas perspetivas e dinâmicas” para o futuro.

O encontro, entre as 09h30 e 17h00, pretende também “capacitar” as organizações de voluntariado e os seus voluntários, “no sentido de uma melhor intervenção na sociedade”.

A confederação quer afirmar-se como “representante e interlocutor incontornável” quanto ao voluntariado em Portugal e à sua representação internacional.

A sessão de abertura é da responsabilidade do presidente da CPV, Eugénio Fonseca (presidente da Cáritas Portuguesa); às 10h00 a conferência inicial ‘Voluntariado: Um Mundo Desafiante!’ vai ser apresentada por Lester Salamon, diretor do Johns Hopkins Center for Civil Society Studies.

A partir das 16h15 vai ser apresentada a síntese final das conclusões de quatro painéis e apresentação de ideias estratégicas para o futuro do Voluntariado.

A sessão de encerramento do 2.º Congresso Português do Voluntariado, para além de Eugénio Fonseca, conta com o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva.

CB/OC



Voluntariado