Os catequistas da diocese de Lisboa estiveram em Assembleia, dia 20 de Junho, no Centro de Espiritualidade do Turcifal, onde foi apresentado o programa pastoral para o próximo ano. Actividades integradas em “duas dinâmicas – oração e missão” visto que o Congresso Internacional na Nova Evangelização, a realizar em Lisboa, em 2005, está próximo. Segundo o Pe. Edgar Clara, responsável pelo Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa, os catequistas “antes de anunciarem deverão ser formados”.
Este encontro teve também como objectivo estruturar e revitalizar as equipas vicariais de responsáveis de catequese. Para além deste objectivo, o Pe. Edgar Clara sublinhou os desafios colocados à catequese: “a urgência de formar os catequistas” apesar de “ninguém ter a formação acabada”. Os catequistas devem “falar à vida das próprias crianças” mais do que uma “transmissão de ideias ou conhecimentos”. No Patriarcado de Lisboa “temos uma parte significativa de catequistas jovens” mas estes educadores da fé, devido à entrada nas Universidades, muitas vezes abandonam a sua missão. A formação permanente é uma prioridade.
As jornadas de catequese, feitas habitualmente, este ano entrarão na “dinâmica de preparação do Congresso”. E adianta: “o convocados para a missão não é inocente”. O primeiro trimestre é dedicado ao “caminho para as jornadas”, o segundo, período da Quaresma, “é tempo de oração” e depois, o tempo da Páscoa, “será dedicado à missão” – referiu o Pe. Edgar Clara. Ao nível de acções pontuais, o responsável pelo sector da catequese do Patriarcado de Lisboa mencionou que no tempo do Advento “lançaremos uma actividade que chamamos «a caminho do presépio»”. Para aqueles que estão terminar o itinerário catequético, 10 anos, o Departamento irá realizar uma actividade, “de dois ou três dias, para fazer a transição entre a Pastoral Catequética e a Pastoral Juvenil” – finaliza o Pe. Edgar Clara.