Lisboa acolheu uma reunião das comissões dos vários países para a preparação do Congresso Internacional para a Nova Evangelização, entre os dias 4 e 5 de Dezembro, no Mosteiro de São Vicente de Fora. A reunião teve como principal tema a preparação do Congresso em Lisboa.
Durante dois dias a Equipa Internacional do Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE) que tem como secretário Jean-Luc Moens, reuniu-se em Lisboa para debater e avaliar a experiência de «Paris Toussaint 2004» que decorreu na cidade Paris em Novembro passado. No entanto, o tempo usado deu privilégio à preparação do Congresso que decorrerá na cidade de Lisboa, em 2005.
Para preparar um Congresso onde estejam presentes as várias dimensões dos congressos tradicionais, aliadas às várias experiências de missão, a Equipa Internacional tenta agora centrar as suas forças na preparação de Lisboa.
Debater a temática que centrará todo o programa de Lisboa, coordenar as várias conferências, programar os vários ateliers, montar logística para os milhares de congressistas que chegarão à cidade para reflectir e ajudar na missão são algumas das tarefas que esperam a equipa de Lisboa.
Numa entrevista à “Voz da Verdade”, que será publicada na integra no número de Natal, o secretário da Equipa Internacional, Jean-Luc Moens, membro da Comunidade Emanuel, revelou que, pelas características específicas da cidade de Lisboa e da Igreja do Patriarcado espera-se que Lisboa possa ser motivo de “esperança para as cidade europeias”.
Depois do Congresso realizado em Paris, durante o mês de Novembro, o secretário desta equipa considera que as 150 paróquias da cidade de Paris puderam experimentar a sua abertura à cidade e aos cidadãos. Para Jean-Luc Moens os cristãos parisienses puderam tomar consciência que a vida habitual do cristão está em evangelizar.
Lisboa prepara-se agora para entrar numa etapa mais apertada da programação e concretização das acções que deverá pôr em prática durante a semana do ICNE. Para a preparação do Congresso, a equipa de Lisboa conta com uma equipa diocesana nomeada pelo Cardeal-Patriarca. Para tratar dos assuntos da Comunicação e da Cultura foi nomeado o Pe. Jardim Gonçalves.
Existem ainda o grupo de Trabalho para a “programação” do Congresso, coordenado pelo Cónego Carlos Paes e o grupo de trabalho para a “missão” coordenado pelo Cónego Armando Duarte. A “Logística e Finanças” está a cargo do Dr. Francisco Noronha Andrade.
Com sede na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, os Grupos de trabalho do ICNE estão já a trabalhar de forma permanente na preparação do Congresso de Lisboa.