Lisboa: Voluntariado cresce no Hospital de Santa Maria
Associação dos Amigos mobiliza comunidade para apoiar os doentes daquela instituição de saúde
Lisboa, 07 Jan (Ecclesia) – A Associação dos Amigos do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, procura incentivar a comunidade à prática do voluntariado, desde 1996, num projecto que hoje reúne mais de 300 pessoas, nos diversos serviços.
“Temos ainda muitos serviços que não têm voluntariado, algo que estamos a tentar resolver este ano” admite Fernando Morgado, presidente da associação, em declarações ao Programa da Igreja Católica na Antena 1.
Neste momento já decorrem entrevistas para um novo curso com cerca de 40 elementos, direccionados para o serviço de Cirurgia.
Melhorar a qualidade de assistência e de atendimento hospitalar são os principais objectivos, num trabalho que se tem vindo a sustentar a si próprio.
“Começou com três pessoas” recorda o médico neurologista, acrescentando que “conforme fossemos tendo alguns voluntários, esses iam sendo organizados para o desenvolvimento de novos elementos. E assim tem sido, ao longo destes 14 anos”.
Tempo, vontade e estabilidade emocional são as principais qualidades requeridas para quem queira colaborar nesta área.
O modelo da Associação dos Amigos do Hospital de Santa Maria baseia-se numa lógica de acompanhamento e disponibilidade.
“Temos uma coordenação geral, composta por toda a direcção, depois 15 coordenadores que orientam os voluntários nos diversos serviços do Hospital” explica Fernando Morgado.
Cada serviço conta neste momento com cerca 30 a 50 voluntários e a forma de recrutamento é “boca a boca”.
“Cada voluntário é um emissário, um embaixador” realça o médico, para quem o facto de cada colaborador “estar no seu meio, com os conhecidos, os amigos, com as pessoas mais próximas, tem servido para trazer mais pessoas”.
Depois há também a relação com os órgãos de comunicação social, onde a Associação “deposita muita fé, que vá ser a revolução do voluntariado em Portugal”, quando aparecerem programas que se dediquem à sua divulgação.
Eventos como o “Dia da Associação”, torneios de golfe, concertos musicais e festas de Natal têm sido usados pela Associação dos Amigos do Hospital de Santa Maria para promover o voluntariado e recolher fundos para as suas causas.
Uma das “grandes batalhas” que a organização pretende vencer é conseguir envolver os estudantes da Faculdade de Medicina em todo este projecto.
Ao longo desta semana, o Programa da Igreja Católica na Antena 1 apresenta histórias ligadas ao voluntariado, lançando o Ano Europeu das actividades voluntárias que promovam uma cidadania activa, que se celebra em 2011.
PRE/JCP
Voluntariado Ano Europeu do Voluntariado