Nacional

Madeira: Imagem Peregrina despediu-se do Arciprestado da Calheta

Jornal da Madeira
...

A igreja paroquial do Arco da Calheta encheu-se de fiéis, na tarde de ontem, na celebração da Eucaristia que assinalou a despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, do Arciprestado da Calheta para o Arciprestado da Ribeira Brava e Ponta do Sol.

Em ambiente festivo, patente nas ornamentações exteriores e com grande devoção mariana, aquela comunidade paroquial a que se juntaram pessoas doutras freguesias participou nas cerimónias litúrgicas presididas por D. António Carrilho, nas quais também concelebraram os párocos das paróquias daquele arciprestado e também alguns párocos do Arciprestado da Ribeira Brava, Ponta do Sol.

Elementos dos grupos da paróquia do Arco da Calheta, crianças e jovens e entidades oficiais, entre elas o presidente da Câmara Municpal da Calheta marcaram presença na celebração que foi animada com os cânticos do grupo coral do Arco da Calheta.

Na homilia D. António Carrilho referiu-se ao modo entusiástico com que as populações daquele Arciprestado acolheram a Imagem Peregrina e realçou a importância da mensagem da paz e concórdia que Nossa Senhora de Fátima veio trazer ao mundo.

E salientou que «devemos olhar para Maria na sua santidade, na sua grandeza e na sua riqueza interior, que se devem ao facto de Deus a ter escolhido e preparado para ser a mãe de seu filho Jesus, o salvador».

Sublinhou ainda que «num mundo com tanta agressividade parece que se quer negar tudo menos aquilo que se vê e as pessoas não se sentem felizes por isso. A transcendência do mistério de Deus faz parte do caminho da realização da felicidade dos homens e acreditar leva-nos a ouvir a Palavra a acolhê-la no nosso coração.»

D. António Carrilho agradeceu aos párocos e às comunidades do Arciprestado da Calheta, todo o empenho na concretização daquela histórica visita e no trabalho apostólico desenvolvido naquelas comunidades.

Teve também palavras de gratidão para as entidades oficiais do Município da Calheta pela colaboração dada para o êxito desta histórica visita

No final da celebração eucarística realizou-se a cerimónia de despedida da imagem que se dirigiu para a paróquia da Madalena do Mar onde foi recebida com entusiasmo por muitas centenas de pessoas. Os caminhos entre aquelas duas paróquias estavam engalanados com flores, balões e velas numa sentida homenagem a Nossa Senhora de Fátima.



Diocese do Funchal