Madeira: Pescadores do Caniçal preparam festa
Há centenas de anos que se vive a tradicional festa em honra de Nossa Senhora da Piedade, no Caniçal, na Ilha da Madeira. A devoção está associada à protecção da Mãe de Deus a “pescadores atingidos por forte tempestade”, que prometeram construir uma Capela e celebrar todos os anos uma festa de acção de graças.
A festa de Nossa Senhora da Piedade distingue-se pela tradicional “procissão no mar”, com cerca de duas dezenas de traineiras e um barco sorteado entre muitos para transportar a imagem de Nossa Senhora entre a igreja matriz e a Capela, edificada no Monte Gordo, perto da Ponta de São Lourenço.
Reúne fiéis de toda a ilha e este ano, pela primeira vez, a celebração eucarística do próximo Domingo, 20 de Setembro, será presidida por D. António Carrilho, Bispo do Funchal, às 13 horas.
“Hoje, o pescador já não vive esta mística original, mas o sentido continua a ser de grande confiança dos cristãos na protecção da Mãe de Deus face às tempestades da vida”, disse ao Jornal da Madeira o pároco do Caniçal.
“Esta festa é uma expressiva manifestação de fé da parte de muitos devotos que, de toda a nossa ilha, aqui vêm agradecer a Deus as graças recebidas ao longo do ano.
No próximo domingo, voltaremos a ter, com certeza, grande presença de fiéis”, explica o Pe. José Vieira Pereira.
Diocese do Funchal