Nacional

Madeira: Sé e Museu de Arte Sacra na visita dos Monarcas espanhóis

Jornal da Madeira
...

Depois de terem estado na igreja de Nossa Senhora do Monte, onde visitaram o túmulo do Imperador e Beato Carlos d’Áustria, os Reis de Espanha, D. Sofia e D. Juan Carlos, acompanhados pelo Presidente da República portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, das principais entidades oficiais da Região e da Diocese, quiseram também apreciar os monumentos emblemáticos da história da cidade - a Sé do Funchal e o Museu de Arte Sacra.

Foi na manhã do passado Sábado, último dia da visita oficial. Os visitantes foram recebidos pelo Bispo do Funchal, D. António Carrilho, que fez “as honras da casa” e deu a conhecer a história da “Catedral, a mais emblemática obra do período manuelino, edificada na ilha da Madeira, entre 1493 e 1514.

Este é um dos raros monumentos nacionais, que preserva a originalidade das suas composições manuelinas, tendo sido classificado como Monumento Nacional em 1910”, disse na ocasião D. António.

No final desta visita à Sé, o Bispo do Funchal ofereceu ao Rei de Espanha e ao Presidente da República Portuguesa “uma medalha comemorativa da presença do saudoso Papa João Paulo II no meio do bom povo cristão desta Diocese, de tão ricas tradições culturais, religiosas e missionárias”.

Elogiosas referências já tinham sido feitas antes no Museu de Arte Sacra, em relação ao significativo espólio artístico que esta instituição, ligada à Igreja madeirense, conserva do que há mais relevante em todo o país, em particular a “Cruz processional” oferecida por D. Manuel I e a colecção de pintura flamenga.

 

Diocese do Funchal centenário em 2014

Entretanto, a diocese do Funchal prepara-se para celebrar o V centenário da sua criação em 2014, a primeira constituída no âmbito das descobertas marítimas de Portugal. Cinco séculos de uma identidade religiosa que a tornou numa das maiores em todo o mundo, tendo sido elevada à “categoria de arcebispado” e ficando como “sede duma província eclesiástica, tendo como sufragâneas as dioceses ou bispados fora da metrópole”.



Diocese do Funchal