“Deus há-de ser sempre a única razão da nossa peregrinação”, sublinha a organização daquela que é a maior peregrinação estrangeira organizada vinda de um só país – Espanha – ao Santuário de Fátima, que terá lugar entre 28 de Abril e 2 de Maio.
No guião de apresentação da 20.ª edição da Peregrinação da Adoracíon Nocturna Espanhola, é também referido que os peregrinos concretizam a peregrinação a Fátima para chegar “até Jesus com/por Maria”.
A cumprir duas décadas de realização, este encontro tem prevista a participação de mais de 3300 espanhóis, vindos um pouco de todo o país.
D. José Cerviño y Cerviño, Bispo Emérito de Tui – Vigo, preside à principal Eucaristia deste encontro na Cova da Iria, no dia 30 de Abril, às 11horas.
A Adoração Nocturna iniciou-se em Paris na Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, na noite de 6 de Dezembro de 1948. Autodefine-se como uma associação contemplativa sem outro apostolado específico para além da promoção do culto ao Santíssimo Sacramento.
Em Espanha, este movimento de Adoração foi criado a 3 de Novembro de 1977, e contribui para a criação, em 1963, da Federação Mundial da Adoração Nocturna e Obras Eucarísticas, que agrupa as adorações nocturnas de mais de 40 países.
A 26 de Setembro de 1981, fundou-se a Adoração Nocturna em Portugal, em Valença do Minho.