As Comissões Episcopais das Comunicações Sociais de Portugal e Espanha querem a informação religiosa na agenda dos meios de comunicação social. Querem também rigor nessa informação. Para isso, têm preparados cursos de formação específicos para jornalistas: em Espanha na Universidade Pontifícia de Salamanca e, em Portugal, será na Universidade Católica que esse curso será promovido.
Os pedidos surgiram na reunião Ibérica das duas Comissões Episcopais, que este ano decorreu em Palmela, nos dias 9, 10 e 11 de Junho.
Neste encontro, as duas comissões Episcopais consideraram ainda que “a temática religiosa forma parte da realidade pessoal e social de cada um dos países e, como tal, há-de estar integrada no serviço público que deverão prestar os meios de comunicação social”.
O Encontro, que é também de partilha, serviu para a apresentação de um novo projecto da Conferência Episcopal Espanhola: a “Popular televisão”. Trata-se de um televisão que não quer o rótulo de temática (católica), antes generalista enquanto alternativa às televisões nacionais espanholas. Será emitida por satélite, cabendo depois às diferentes regiões (Dioceses) de Espanha a sua emissão regional, onde inserem, de acordo com possibilidades e vontades, tempos de emissão próprios.
O projecto foi apresentado nesta reunião, cujo Comunicado Final publicamos na secção “Documentos”