A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre vai apresentar em conferência de imprensa, no próximo dia 12 de Outubro, no Palácio Foz em Lisboa, a edição portuguesa do Relatório 2005 – Liberdade Religiosa no Mundo.
O documento será apresentado pelo Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, comentador político, professor catedrático de Direito e ex-líder do Partido Social Democrata.
Na conferência de imprensa intervêm igualmente D. Francisco Silota, Bispo de Chimoio e Vice-Presidente das Conferências Episcopais de África e Madagáscar, Dr. Norbert Neuhaus, secretário-geral da Ajuda à Igreja que Sofre, Attilio Tamburrini (presidente do Secretariado italiano da Ajuda à Igreja que Sofre) e Paulo Bernardino (presidente do Conselho de Administração da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre).
O Relatório 2005 denuncia uma situação crítica, a nível mundial, em termos de violações e restrições à actividade religiosa e à liberdade religiosa e de culto. O relatório analisa a liberdade religiosa em vários países em todo o mundo, com base nos testemunhos de representantes religiosos, documentos oficiais, informação das agências noticiosas especializadas e das organizações de defesa dos direitos humanos.
O terrorismo, os conflitos militares e a repressão das autoridades agravaram, ao longo de 2004, situações preocupantes em países como o Iraque, a Nigéria, Cuba e China, onde se verificaram atropelos graves aos direitos humanos, assassinatos e sequestros de representantes da Igreja, assim como outras violações dirigidas contra as comunidades religiosas.
A edição italiana foi recentemente apresentada à comunicação social em Roma, na Câmara dos Deputados, pelo Cardeal Renato Martino (presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz).