Nacional

Média: Projeto católico português «Click to pray» vai estar na Web Summit

Agência Ecclesia
...

Padre António Valério destaca mais um passo no «crescimento» desta plataforma digital de oração

Lisboa, 29 set 2017 (Ecclesia) – A plataforma ‘Click to Pray’, criada pelo Apostolado de Oração em Portugal, vai estar representada na próxima ‘Web Summit’, entre 6 e 9 de novembro em Lisboa.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre António Valério considerou a presença nesta iniciativa tecnológica mundial como mais um passo no “crescimento” deste projeto digital de oração.

Uma ideia lançada em 2014 e que conta atualmente com cerca de “620 mil utilizadores”, e uma média de “6 milhões de utilizações por semana”.

Pouco depois de ter sido criada, a plataforma ‘Click to Pray’ foi adotada como a aplicação oficial da Rede Mundial de Oração do Papa, que é agora a nova designação do Apostolado de Oração.

Ao recorrerem a esta plataforma, as pessoas têm acesso a três momentos de oração diária, de manhã, à tarde e à noite.

Podem também colocar as suas intenções em comum, uma vez que ela está disponível online, e através de aplicações para iphone e android, no YouTube e ainda em redes sociais como o Facebook e o Twitter.

A plataforma está atualmente traduzida em seis línguas, como o português, o espanhol, o inglês, o francês e o italiano, e muito em breve está prevista a sua disponibilização em pelo menos mais duas línguas.

A presença na ‘Web Summit’ em novembro dará continuidade à evolução do projeto, que “chamou a atenção de muitas pessoas em todo o mundo”, e permitirá “melhorar a tecnologia desta aplicação”.

“Neste sentido fez-se a proposta à organização da Web Summit para estarmos presentes ali, e vamos estar em novembro em Lisboa, com um stand para mostrar esta aplicação e ter também a possibilidade de ter algum tipo de parcerias, de investidores para melhorarmos esta aplicação”, explicou o padre António Valério.

O sacerdote jesuíta falou com a Agência ECCLESIA durante as jornadas nacionais de comunicação social, que tiveram lugar nas instalações da Rádio Renascença e da Conferência Episcopal Portuguesa, na Quinta do Bom Pastor, em Lisboa.

Um evento que este ano foi subordinado ao tema “Comunicação: criatividade e partilha”, com um olhar para a presença da Igreja Católica nas redes sociais e no ambiente multimédia.

Para o padre António Valério, o projeto ‘Click to Pray’ é um bom exemplo de utilização da tecnologia por parte da Igreja Católica, para chegar às pessoas.

“Cada vez vamos confirmando mais de que se as pessoas, mais jovens e também as menos jovens, estão muito presentes no mundo digital, a oração também tem que aparecer com propostas muito claras e muito simples. Tal como esta aplicação, em que sabem que estão a rezar com pessoas de todo o mundo, pelas intenções do Papa”, completou.

A plataforma ‘Click to Pray chega atualmente a comunidades cristãs espalhadas por todo o mundo, incluída na Rede Mundial de Oração do Papa, que disponibiliza também o “Vídeo do Papa”, com as suas intenções para os sucessivos meses do ano.

JCP



Comunicações Sociais