Alguns milhares de crianças da catequese da diocese de Braga peregrinaram até ao Santuário do Sameiro, dia 8 de Maio, para comemorarem o primeiro centenário da coroação de Nossa Senhora e os 150 anos do dogma da Imaculada Conceição. Um número que “superou as expectativas” apesar de nesta diocese a taxa de inscrições na catequese “situar-se nos 85%” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Luis Miguel Director do Departamento da Catequese da diocese de Braga, que presidiu à peregrinação.
Um dia preenchido com várias actividades que tinham como ponto central “Acolher Jesus como Maria”. A caminhada inicial foi “embelezada com cânticos”. Um período preparatório para a Eucaristia onde o Pe. Luis Miguel pediu às crianças para “escutarem a palavra de Deus e depois viverem de acordo com ela”. Nos espaços lúdicos, tiveram a participação de grupos de vários arciprestados, contou também com a participação e animação dos «Arautos do Evangelho».
O itinerário catequético naquela diocese está organizado em 10 anos. Só depois o adolescente poderá receber o sacramento da Confirmação que tem uma taxa de 75% dos catequizados. Ao nível da pastoral juvenil, o Pe. Luis Miguel sublinha que o número é inferior mas “temos vários grupos de jovens”. E adianta: “as solicitações são muitas”