Fátima acolhe de 6 a 10 de Outubro a CIP (Conferência Internacional Preparatória), que tem como finalidade preparar a 51ª PMI (Peregrinação Militar Internacional a Lourdes), em Maio de 2009.
A CIP reúne participantes de diversos Países (Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, EUA, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Suíça) e é rotativa pelos mesmos.
Sentido da Peregrinação
Em 1947, o padre francês André Besombes, pároco em Toulouse, convidou o padre alemão, de nome Ludwig Steger (da diocese de Rottenburg), o qual esteve prisioneiro próximo de Toulouse, a acompanhá-lo à gruta de Lourdes.
Os dois sacerdotes tinham sido capelães militares, respectivamente, da França e da Alemanha, na 2.ª Guerra Mundial.
Este acontecimento foi, na sua discrição, a origem da Peregrinação Militar Internacional.
Onze anos mais tarde, em 1958, o Padre Steger, prosseguindo as suas funções de capelão, na Alemanha, foi uma das individualidades de maior dinamismo, arrastando consigo uma delegação representativa das forças armadas alemãs, à 1.ª Peregrinação Militar Internacional.
Lourdes ganhava cada vez mais o sentido de um lugar de Paz e de Reconciliação entre pátrias e militares.
Lembremos que a reunião preparativa da Peregrinação Militar Internacional teve lugar, quatro vezes, na Alemanha, após 1958.
Nesses encontros estiveram presentes os representantes dos vários grupos linguísticos da Europa, prevendo o que de melhor deveria ocorrer na peregrinação seguinte.