Presente em Portugal em representação do Presidente da República da Índia para as cerimónias da tomada de pose do Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, realizadas ontem em Lisboa, o Ministro de Estado da Índia, Óscar Fernandes, visitou esta manhã o Santuário de Fátima, algumas horas antes de regressar ao seu país.
Pelas 10h00, a recepção de boas vindas à comitiva, a anteceder as visitas guiadas aos espaços do Santuário e à exposição “Fátima Luz e Paz”, foi feita pelo Padre Clemente Dotti, capelão do Santuário de Fátima e responsável pela secção de Acolhimento aos Peregrinos de Línguas Estrangeiras.
Durante a visita, o Ministro de Estado e a esposa, Shanti Blossom Fernandes, participaram, na Capelinha das Aparições, numa Missa celebrada em língua inglesa.
Após essa Eucaristia, o casal; acompanhado pela Embaixadora da Índia em Portugal, Latha Reddy, do Chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Índia e de um representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros Português; visitou a Basílica, onde quis participar em outra Eucaristia que se celebrava naquele momento, e onde visitou os túmulos dos Videntes de Fátima, Francisco, Lúcia e Jacinta.
Sublinhando a sua devoção a Nossa Senhora de Fátima, e o conhecimento que tem da história das Aparições, o Ministro de Estado recordou, em declarações à Sala de Imprensa do Santuário, que a Índia, sendo um país secular, possui 25 milhões de cristãos, e que em praticamente todos os lares cristãos existe uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Óscar Fernandes recordou que a primeira grande difusão das aparições e da mensagem de Fátima aconteceu em 1949/50, com a primeira visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima àquele país.
Com um xaile bordado à mão tipicamente indiano, o Ministro fez questão de mostrar o rosário de madeira que trazia no bolso das calças e de referir que reza diariamente o Rosário em família, como muitas outras famílias indianas. Parafraseando as palavras de João Paulo II, Óscar Fernandes afirmou: “família que reza unida permanece unida”.
Durante a visita à exposição “Fátima Luz e Paz”, patente no edifício da Reitoria do Santuário, Shanti Fernandes mostrou fotografias da família Fernandes a ser recebida por João Paulo II e, mais recentemente, por Bento XVI.