É conhecido como o mês das missões e ao longo dos seus 31 dias realizam-se diversas iniciativas de cariz missionário. Este ano, as revistas que pertencem à MISSÃOPRESS, Associação da Imprensa Missionária, apresentam um editorial conjunto. Assinado pelo presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), Pe. Augusto Leitão, este texto refere que o missionário é aquele “que se torna «o pão partido para os irmãos», na sua família, na sua cidade, no seu país ou partindo ao encontro de outros irmãos. Há alguns missionários que seguem o Mestre até ao sacrifício da própria vida”. Um texto que “faz a ponte entre a mensagem de João Paulo II para este dia e aquilo que é específico da imprensa e dos institutos missionários” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Tony Neves, missionário Espiritano.
A ideia de fundo – «Pão (re)partido para a vida do mundo» – “não é utópica” porque “é necessário existir uma ligação grande entre a celebração da Eucaristia e vida do quotidiano” – declarou aquele missionário. E adianta: “não faz sentido partir o pão da Eucaristia se não tivermos capacidade de repartir o pão de cada dia”. Embora parecendo utópico e parecendo que o valor da partilha “não é muito vivido numa sociedade marcada pelo individualismo” também “é verdade que muita gente faz da partilha a sua vida”. Para aqueles que ainda não perceberam a profundidade do sentido da partilha “temos de os ajudar a aplicar num futuro próximo” – afirmou o Pe. Tony Neves.
Ao longo deste mês haverá actividades e os institutos missionários assumiram que Outubro é “para estar ao serviço da Igreja local”. O dia de referência – 23 de Outubro – é o Dia Mundial das Missões mas as comunidades e dioceses realizam ao longo dos dias iniciativas que “possam ajudar a viver melhor esta dimensão missionária «ad gentes» da Igreja”. Para auxiliar os cristãos, as Obras Missionárias Pontifícias publicaram uma série de elementos: cartaz, minicartaz que tem no verso uma oração e o guião do Outubro missionário. Em relação ao guião – avançou o Pe. Tony Neves – este ano “aumentámos a tiragem de 30 para 40 mil e estão praticamente esgotados”. Um livro que permite uma “vivência especial” do Outubro missionário. Cada semana tem um tema e uma reflexão litúrgica para cada domingo de Outubro. Para além destes conteúdos, o guião tem auxílios diários, sugestões de reflexão para os terços e uma proposta de vigília missionária.