Os Missionários do Verbo Divino, as Missionárias Servas do Espírito Santo e as Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua iniciam, no dia 29 de Janeiro, em todo o mundo, a comemoração do “Ano Centenário” da morte de São José Freinademetz (29/01/1908), missionário na China, e a de Santo Arnaldo Janssen (15/01/1909), Fundador das três Congregações acima mencionadas.
Um Ano Centenário, não é apenas um olhar para o passado. É sobretudo um renovar o presente e ter os olhos postos no futuro. É viver no presente, com o mesmo entusiasmo de S. Arnaldo e S. José, a confiança em Deus e a abertura ao ser humano. Numa palavra, em diálogo franco e sincero de quem ajuda e aceita ser ajudado a descobrir Deus presente nas mais diversas tradições religiosas e expressões culturais.
Neste Ano Centenário, vivido com S. Arnaldo e S. José, os missionários e missionárias e todos a eles ligados, queremos aprender a viver como eles viveram, com humildade. Humildes diante de Deus e da comunidade humana, de tal maneira que a única linguagem seja a do amor para que todo o ser humano a possa acolher, perceber e receber (www.verbodivino.pt).
No âmbito da diocese da Guarda, a Abertura do Ano Centenário aconteceu nas paróquias confiadas à Congregação dos Missionários do Verbo Divino nesta região (Tortosendo, Unhais da Serra e Cortes) no dia 27 de Janeiro.
Durante a tarde houve um encontro missionário no Seminário, com o lançamento do projecto missionário para 2008.
No dia 28 teve lugar a Abertura do Centenário com o clero da região, também no Seminário do Verbo Divino. Às 12.00 horas foi celebrada Eucaristia presidida por D. Manuel Felício, bispo da Guarda e concelebrada pelos sacerdotes dos arciprestados da Covilhã e do Fundão.