Montemor: Dádiva de sangue também é amor ao próximo
Montemor-o-Velho, diocese de Coimbra, vai receber, dia 27 de Junho, o Convívio de Dadores de Sangue. D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, preside à Eucaristia de acção de graças.
A celebração da Eucaristia é um dos pontos altos do XXVI Convívio Nacional de Dadores de Sangue e XV Aniversário da FAS – Portugal, organizado pela Associação de Dadores de Sangue e Apoio Social do Baixo Mondego (ADSBM).
Solidária com o lema «dar sangue é dar vida», a Diocese de Coimbra, através do seu Bispo, D. Albino Cleto, junta-se a este movimento fraterno, para testemunhar “o amor ao próximo” porque “dar sangue é dar vida” e motivar os cidadãos para “a dádiva benévola e anónima de sangue, num gesto altruísta, que é um dos mais elevados valores da sociedade”.
A iniciativa, que à semelhança de anos anteriores vai ter a presença de mais de 4000 participantes, tem o apoio do Instituto Português do Sangue, Governo Civil de Coimbra, Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Associação de Dadores de Sangue de Portugal e algum tecido económico. Depois da eucaristia, ainda no castelo, terá lugar uma sessão solene, com intervenções alusivas aos momentos comemorativos e entrega da “gota de cristal” aos dadores com mais de cem dádivas. Um desfile das associações/grupos de dadores presentes (do castelo ao parque de campismo), a inauguração de uma placa alusiva às efemérides (no jardim municipal), um almoço-convívio e tarde de animação cultural e recreativa fazem parte do programa deste encontro nacional de dadores de sangue.
Aldo Aveiro
Diocese de Coimbra