Com o tema geral Acreditar a profissão docente, o Movimento de Educadores Católicos promove as suas Jornadas Pedagógicas 2005, que terão lugar na Casa Diocesana de Vilar (Porto), nos dias 10 e 11 de Março de 2005.
Estas Jornadas surgem na sequência das realizadas em anos anteriores, que têm merecido grande aceitação por parte dos professores participantes de todo o país. Em realizações anteriores, foram abordados por conceituados especialistas vários temas sobre a problemática da educação e do ensino, nas suas diversas perspectivas (psico-pedagógica, organizacional, profissional e outras).
No projecto deste ano pretendeu-se propor novas análises e perspectivas sobre a profissão docente, sobre a qual a opinião pública tem vindo a ser confrontada nos últimos tempos com uma visão negativa. Coloca-se o acento na sua dignificação, que se que traduzir pela designação “Acreditar a profissão docente”: acreditar, isto é dar crédito, reconhecer o mérito.
Pretendeu-se considerar a acção docente numa visão ampla, nos seus aspectos pedagógico, de participação na vida escolar, do sentido ético, da relação com a comunicação social e na procura de formas de acção mais eficazes e que respondam às condições sociais hodiernas, encerrando com a temática mais mediática da colocação de professores, em torna da qual se esconderam na opinião pública as verdadeiras questões educativas.
Ao longo de dois dias, completado com um terceiro em que se fará a apresentação dos trabalhos realizados, sob a responsabilidade do Professor Formador, os participantes poderão aprofundar mais o sentido da sua profissão e missão, com fundamentação teórica sólida e com a troca de experiências, através do “estudo de caso” que será proposto no segundo dia.
Nesta linha, definem-se como objectivos: Aprofundar as valência do professor na acção educativa; actualizar conceitos e convicções sobre a relação pedagógica, a participação na autonomia da escola e a interacção com a sociedade; redescobrir os princípios éticos fundamentais que devem reger a profissão docente; adquirir um conhecimento mais substantivo e activo da situação do professor como profissional, integrado no sistema de ensino em Portugal.
Programa
No dia 10 de Março, a partir das 9h: Acolhimento, seguido da Sessão de abertura e apresentação, com intervenção de D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto. Seguem-se as conferências (sempre com debate): O primado da afectividade e da relação pessoal no exercício do acto de ensinar – por Eduardo Sá, Psicólogo; A construção efectiva da autonomia das escolas: o papel do professor – José Matias Alves, Professor, Director do Correio da Educação; A ética do exercício da profissão docente - Manuel Silva Costa, da Universidade do Minho; Da pedagogia romântica a um novo equilíbrio pedagógico, por Nuno Crato, da Universidade Técnica de Lisboa; A imagem dos professores na comunicação social, por Manuel Pinto, da Universidade do Minho
No dia 11 de Março: conferência A Gestão de conflitos na sala de aula, por João da Silva Amado, da Fac. de Psicologia e Ciência da Educação da Univ. de Lisboa, seguida de Trabalho de Grupos (Estudos de caso sobre o tema da conferência), orientado por Coordenadores Pedagógicos dos diferentes ciclos: Educação pré-escolar, primeiro ciclo do ensino básico, segundo ciclo do ensino básico, terceiro ciclo do ensino básico e Ensino Secundário, concluindo-se num Plenário orientado pelo conferencista; detarde, A Escola e a família: caminhos de aproximação e interacção. Por Laurinda Alves, jornalista, Directora da revista Xis; e Uma leitura crítica do processo da colocação dos professores: que normas, que procedimentos, que propostas para o futuro, por Augusto Santos Silva, da Universidade do Porto.
As Jornadas terminam com as Conclusões e Encerramento.
Creditação para formação
As Jornadas Pedagógicas 2005, promovidas pelo Movimento de Educadores Católicos, integram os conteúdos de uma Acção de Formação, cuja acreditação foi solicitada ao Conselho Científico da Formação Contínua de Professores. Beneficiarão de um Crédito para progressão na carreira, a atribuir pelo Centro de Formação das Escolas de Gondomar os participantes professores que cumpram as condições para o efeito definidas por este Centro, a saber: apresentação de um trabalho individual (investigação, relato de experiência, relatório de leitura ou outro) sobre algum dos temas apresentados e participação em duas sessões de complemento e apresentação dos trabalhos, em datas a designar. O Valor da Inscrição nas Jornadas, sem inscrição para crédito é de: 25 euros; para aquisição de crédito: 35 euros. Faltas a justificar ao abrigo do Despacho Normativo n.º 185/92. Inscrições até ao dia 25 de Fevereiro de 2005. O número de inscrições é limitado aos lugares disponível (320). Aos participantes com assiduidade será atribuído um certificado de presença. Inscrições a enviar para: Movimento de Educadores Católicos - Casa de Vilar – Rua Arcediago Vanzeller, 50 – 4050-621- Porto. Cheques com o valor da inscrição à ordem de MEC – Movimento de Educadores Católicos.
Informações: 228318498 e 962748059 (Leopoldina); 933269544 (Maximina).