Ao final da manhã de hoje, cerca de quatrocentas crianças de vários colégios e escolas estiveram em Fátima em peregrinação de acção de graças. Tratou-se da “4.ª Peregrinação de Acção de Graças pela visita da Mãe Peregrina”, organizada pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt.
As crianças entraram no Recinto pelo lado sul, dirigindo-se, em procissão, até ao cimo do Recinto e, a partir de lá, em direcção à Capelinha das Aparições, onde participaram na Eucaristia das 12h30, presidida pelo Padre Francisco Sobral, que acompanhava o grupo.
Durante a celebração eucarística, as crianças ofereceram a Nossa Senhora vários trabalhos feitos por elas durante a permanência da imagem da Virgem Peregrina de Schoenstatt nas suas casas, escolas e catequeses.
“É com muita alegria que vimos hoje aqui, ao teu Santuário de Fátima, para agradecer a visita que fizeste às nossas casas, às nossas escolas e às nossas paróquias, através da imagem de Graças da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Estamos aqui porque aprendemos a rezar com os Pastorinhos de Fátima. (…) E agora que já chamaste para junto de ti a pastorinha Lúcia e o Papa amigo de Fátima, sabemos que cada vez mais temos amigos no céu a ajudar-te a olhar por nós”, referiram as crianças, pela voz de uma educadora responsável, no início da eucaristia.
Os miúdos, com idades compreendidas entre os 3 e os 11 anos, frequentam os seguintes estabelecimentos de ensino: Centro Infantil de São Gerardo, Cheche de Santa Maria de Belém; Colégio Bom Sucesso, Colégio Santa Maria, Escola Luís Madureira e Escola S. Francisco de Assis.
Associaram-se a esta celebração quarenta crianças do Colégio de S. Teotónio, de Coimbra, tendo participado na celebração um total de 1700 pessoas.
“Obrigada Maria por seres minha mãe; por vires ao meu encontro e me quereres tanto bem. Ensina-me a rezar e a saber pedir perdão, a rir e a amar e a levar-te no coração”, rezaram as crianças, no final da Santa Missa, no momento da consagração a Nossa Senhora.
Esta tarde, as crianças assistiram, no Centro Pastoral Paulo II, à peça de teatro “O Exército da Paz”, pelo Clube de Teatro da Escola Luís Madureira.
Schoenstatt é um movimento da Igreja Católica para a renovação cristã do mundo, com uma finalidade pedagógica e apostólica: a formação de um homem novo, construtor de uma nova sociedade.