Na véspera da partida para a Croácia, a Agência ECCLESIA falou com o capitão da selecção portuguesa dos padres-futebolistas.
Na véspera da partida para a Croácia onde representarão Portugal (7 e 8 de Fevereiro) na Champions Clerum - Liga dos Campeões para padres-futebolistas – a Agência ECCLESIA falou com o capitão da selecção, Pe. José Miguel, da diocese de Braga e director do jornal «Diário do Minho», que sublinhou que “não é anormal os padres jogarem futebol”. E acrescenta: “eu costumo jogar futebol frequentemente e isso também acontece com o grupo que se juntou e gosta deste desporto”. Ao recordar os tempos do seminário, o guarda-redes da selecção do clero português explica que jogava “diariamente futebol” e “foi atleta federado”.
Depois dos contactos, os padres-futebolistas começaram a preparar-se, desde Novembro, afincadamente para representarem as cores lusas e “termos uma equipa razoável”. Para além do aperfeiçoamento técnico e táctico, os treinos têm permitido “um convívio Inter-diocesano entre padres e a troca de experiências”. A qualificação final não é o mais importante até porque “já está definido a realização de um torneio Inter-diocesano, a realizar em Leiria, a 8 de Maio” – confessou o Pe. José Miguel.
O director deste jornal diário salienta que “gosta de liderar” e no Futsal os “guarda-redes costumam ser capitães”. O homem da braçadeira apurou ainda que do grupo dos doze que constituem a selecção “nota-se bem quem joga futebol com regularidade”. E avançou: “O Marco Gil é um dos melhores da equipa, o ano passado jogava futebol de onze no campeonato distrital de Braga”. Nesta conversa de «bola», o capitão pede ao «galáctico» da equipa: “marque mais golos do que aqueles que irei sofrer”.
Este campeonato europeu terá a presença de onze selecções. “A equipa espanhola é a favorita” mas “a Croácia também tem um bom plantel”. Em relação ao padres portugueses, o capitão não coloca a fasquia muito alta: “talvez a meio da tabela”. Os treinos continuarão e no próximo ano – brinca o Pe. José Miguel - “vamos ganhar o campeonato europeu em Espanha”.
Notícias relacionadas• Liga dos Campeões para padres-futebolistas europeus