No Santuário de Fátima dias 12 e 13 de Outubro de 2004
1 - A Peregrinação Internacional de Outubro, 87.º aniversário da última aparição de Nossa Senhora em Fátima, em 1917, teve como tema: «Recomendo, antes de tudo, que se façam orações por todos os que detêm a autoridade» (1 Tim 2, 1)
2 - Presidiu a este encontro internacional o Arcebispo Ivan Dias, Arcebispo de Bombaim.
O Card. Ivan Dias nasceu em Mumbaí (Índia) em 14 de Abril de 1936. Recebeu a ordenação sacerdotal em 8 de Dezembro de 1958 e a episcopal em 19 de Junho de 1982. Desenvolveu actividade Diplomática ao serviço da Santa Sé em diversas nações, primeiro como Conselheiro e depois como Núncio Apostólico. Em 8 de Novembro de 1996 foi transferido para a arquidiocese de Bombaim. É cardeal desde 21 de Fevereiro de 2001.
No final da eucaristia internacional do dia 13, na mensagem aos peregrinos presentes na Cova da Iria, o Bispo anfitrião, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, agradeceu a vinda do Cardeal Ivan Dias que, disse, veio a Fátima como missionário e profeta lembrar as linhas básicas da vida cristã.
3 - Inscreveram-se para participar na eucaristia internacional aniversária do dia 13: 114 grupos de 26 países de todo o mundo. No total, a última grande peregrinação de 2004, comemorativa dos 87 anos da última aparição da Virgem, trouxe cem mil peregrinos a Fátima.
Presidida pelo Cardeal Ivan Dias a cerimónia foi concelebrada por 9 bispos e 429 sacerdotes.
Em termos de acolhimento: 402 peregrinos receberam a Bênção do Doente, 3355 praticaram o sacramento da Reconciliação, 463 foram atendidos no Lava-Pés e 242 no Posto de Socorros do Santuário. Ainda de acordo com os dados estatísticos fornecidos pela Associação Servitas de Fátima, 1631 pessoas cumpriram as suas promessas.
4 - Durante a Peregrinação, D. Serafim anunciou ainda a abertura oficial do processo canónico de canonização dos Pastorinhos de Fátima Jacinta e Francisco Marco, cerimónia que decorreu na tarde do dia 13 de Outubro, na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário.
Na cerimónia, o Bispo de Leiria-Fátima instituiu o Tribunal, agora responsável pela organização do processo de canonização dos Pastorinhos. Assim que organizada toda a documentação, o processo será enviado para Roma, espera-se que daqui a um mês, para análise do Conselho Pontifício para a Causa dos Santos.
O processo de canonização baseia-se na possibilidade de existência de um milagre através da intercessão dos Pastorinhos de Fátima, a cura de um bebé, Filipe Moura Marques, agora com 5 anos, filho de pais portugueses residentes na Suiça. Na cerimónia de abertura do processo, acompanhada por uma centena de pessoas (Familiares da criança miraculada, Servitas e voluntários do Santuário de Fátima, vários órgãos de comunicação, entre outras presenças ligadas à Igreja), foi frisada a grande devoção a Nossa Senhora de Fátima e aos Pastorinhos por parte da família da criança, principalmente da mãe e da avó.
A criança, nascida com diabetes tipo 1, acabaria por ser curada desta doença, considerada incurável pela comunidade científica, após muitos pedidos de cura feitos aos Pastorinhos, e uma visita ao Santuário de Fátima, ocasião em que a criança foi colocada junto dos túmulos dos videntes.
O milagre terá ocorrido no dia 13 de Maio de 2000 quando a mãe, impossibilitada de vir a Portugal participar nas celebrações da beatificação de Jacinta e Francisco, ao acompanhá-las pela televisão, terá pedido uma vez mais a ajuda dos Pastorinhos, tendo inclusive aproximado a criança do televisor. A partir dessa altura o menino nunca mais teve necessidade de insulina, sendo actualmente uma criança sem problemas de saúde.
A ser provada a existência de milagre, a canonização abre à Igreja Universal o culto aos videntes de Fátima.
Na abertura do processo, D. Serafim Ferreira e Silva afirmou que Jacinta e Francisco são "mensageiros da Mensageira" e sublinhou saber que o Santo Padre,"do fundo do coração", gostava de canonizar as Crianças de Fátima. Disse ainda que os Pastorinhos devem ser modelos de vida para os meninos e as meninas, e também exemplo para os adultos, numa sociedade onde há muitas crianças "vítimas de atropelos selvagens".
No final das cerimónias do dia 13, no momento em que o Sr. Bispo anunciou a abertura do processo de canonização, os milhares de peregrinos presentes nas cerimónias irromperam numa salva de palmas, que espontaneamente viria a repetir-se na manhã do dia 14, no final da celebração da eucaristia internacional, presidida por D. Serafim e concelebrada por 70 sacerdotes e dois bispos, entre os quais se encontravam os participantes no Encontro de Santuários Marianos da Europa, que termina em Fátima no dia 15 de Outubro.
5 - D. Serafim anunciou também que, por ocasião do 26.º aniversário da eleição do Santo Padre, o Bispo da Diocese de Leiria-Fátima enviará, em nome dos peregrinos de Fátima, uma mensagem de felicitações a João Paulo II. Recorde-se que diariamente, às 11horas, é celebrada em Fátima uma missa pelo Santo Padre no Santuário de Fátima.