A maquete e o projecto da Igreja da Santíssima Trindade foram apresentados a uma delegação da Subcomissão de Turismo da Assembleia da República, que esteve no Santuário de Fátima esta manhã, dia 9 de Fevereiro.
No final da apresentação desta obra, pelo Reitor do Santuário, o Presidente da Subcomissão Parlamentar, Hugo Veloso, saudou, em nome de todos os deputados presentes, a iniciativa do Santuário.
Adjectivando a obra como “projecto grandioso”, Hugo Veloso salientou o espírito empreendedor do Santuário e deixou claro o compromisso do grupo em apoiar no “que venha a ser preciso” a obra. “Esta é uma ideia muito concreta do espírito empreendedor que quer dotar Fátima de melhores condições. Nascerá aqui uma grande obra” - afirmou este responsável.
O grupo de deputados, acompanhados pelos responsáveis da Região de Turismo Leiria-Fátima, foi recebido pelo Reitor do Santuário de Fátima tendo estado também presente neste encontro o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, David Catarino. O autarca fez uma primeira caracterização do Concelho de Ourém aos mais diversos níveis, das suas mais valias às principais carências, e apresentou os principais projectos previstos para Fátima.
“A maior necessidade de Fátima é a requalificação urbana, com a criação de condições para o peregrino, principal visitante de Fátima”, explicou o autarca, que apresentou como principal investimento privado no concelho a Igreja da Santíssima Trindade, a Nova Basílica.
Um outro projecto, este público e para o qual o presidente da Câmara de Ourém diz contar com o compromisso de apoio por parte do Governo, é a Requalificação da Avenida D. José Alves Correia da Silva, na envolvente da Nova Basílica.
O projecto compreende, na vizinhança com o Santuário, a transformação da via em passagem-inferior / túnel, o aumento da área de passeio e a redução da faixa rodoviária.
“O nosso objectivo é dignificar a Cidade da Paz e originar um novo olhar sobre Portugal”, disse David Catarino aos presentes. Em jeito de sugestão, o Reitor do Santuário de Fátima propôs ao Presidente da Câmara Municipal de Ourém a realização de um congresso sobre Aljustrel, localidade onde nasceram os pastorinhos a quem Nossa Senhora apareceu, e que recebe anualmente um elevado fluxo dos peregrinos que acorrem ao Santuário.
“Aljustrel daqui a mil anos”, foi o tema desde logo avançado por Monsenhor Luciano Guerra para um congresso onde se poderiam levantar todas as questões relacionadas com Aljustrel. Uma reflexão sobre o que se quererá e poderá, na medida do possível, oferecer aos futuros peregrinos desta aldeia.
A organização desta visita ao Santuário coube à Região de Turismo Leiria-Fátima e inseriu-se numa jornada que procurou dar a conhecer os grandes projectos turísticos, em curso ou a implementar, na área desta Região de Turismo. O grupo teve ainda ocasião de fazer uma visita a Alcobaça, ao projecto do Eco Parque dos Monges; a uma unidade hoteleira da Nazaré e ao Museu do Vidro, na Marinha Grande.