Cada vez mais, os adultos procuram aprofundar a sua fé
Algumas dezenas de animadores de catequese de adultos estiveram reunidos em Fátima, dia 3 de Julho, para reflectirem sobre “os adultos e a Iniciação cristã”. Neste encontro nacional, os presentes estiveram também a alinhavar um documento de trabalho sobre o itinerário catequético nesta faixa etária, a apresentar posteriormente à Comissão Episcopal da Educação Cristã. Em declarações à Agência ECCLESIA, Maria Helena Calado, do Departamento da Catequese de Adultos do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), referiu que “temos dioceses bastantes empenhadas nesta área”. E exemplifica: “as dioceses do Sul, Setúbal, Lisboa e Braga”.
Em relação ao documento de estudo sobre o itinerário da catequese de adultos, este elemento do SNEC sublinhou que este “deverá ter três anos – o primeiro ano terá como tema Jesus Cristo; o seguinte abordará Deus, Pai de Jesus e o último reflectirá sobre o Espirito Santo” - e destina-se, essencialmente, “aos baptizados que não foram catequizados; aos baptizados que vivem a sua fé e querem aprofundá-la e àqueles que vieram de outras religiões”.
Estas acções de formação “são fundamentais” porque “temos muitos grupos a procurar a Igreja para aprofundarem a sua fé” ou então “para receberem os sacramentos”. Este aumento de procura – acentua Maria Helena Calado – deve-se, “muitas vezes, ao impulso dos filhos que andam na catequese”. Os filhos como “exemplo para os pais” – finaliza.