Óbito/Porto: Presidente da Assembleia da República manifesta pesar
Eduardo Ferro Rodrigues assinala «preocupações sociais» de D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto
Lisboa, 11 set 2017 (Ecclesia) - O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, manifestou o seu pesar pela morte de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, elogiando as suas “preocupações sociais.
"Quero registar publicamente o meu pesar pela morte de D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto”, escreve o responsável, numa mensagem publicada na página do Parlamento Português.
Eduardo Ferro Rodrigues recorda D. António Francisco dos Santos como “uma pessoa que estimava e respeitava pelas suas preocupações sociais e pelo perfil de homem bom e de bem”.
“Expresso a familiares e amigos os meus sentimentos pelo seu falecimento, assim como à Diocese do Porto”, conclui.
Também a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, reagiu à morte “inesperada” do bispo do Porto, falecido esta manhã na Casa Episcopal, aos 69 anos de idade.
“Lembramos o seu olhar de luz e alegria, o pastor sempre disponível e o bispo que quis conhecer e acolher todas as pessoas da sua diocese do Porto”, refere a líder centrista.
O falecido bispo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego), onde nasceu a 29 de agosto de 1948; foi ordenado padre em dezembro de 1972.
João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.
D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano.
OC
Diocese do Porto D. António Francisco dos Santos (1948-2017)