Nacional

Óbito/Setúbal: Pároco de Nossa Senhora da Conceição evoca «defensor intransigente da dignidade» de cada pessoa

Agência Ecclesia
...

Memórias de quem conviveu com D. Manuel Martins

Leça do Balio, Porto, 26 set 2017 (Ecclesia) - O padre Constantino Alves, pároco da igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Diocese de Setúbal, recordou hoje o seu antigo bispo D. Manuel Martins como um “defensor intransigente” da “dignidade” de cada pessoa.

O sacerdote foi o primeiro padre a ser ordenado por D. Manuel Martins, que evoca como um bispo “extraordinário”, que não queria distrações com “coisas superficiais”, falando com uma “clareza impressionante”.

O padre-operário contou com o apoio do seu bispo, a quem foi dedicado um Centro Social, considerando como uma inspiração a sua “capacidade de discernir as situações e a frontalidade” de um bispo que, perante o despedimento coletivo de trabalhadores, era capaz de dizer “o capitalismo é um monstro”.

O pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com vasto serviço social que serve atualmente o bairro da Bela Vista, fala à Agência ECCLESIA num “bispo do povo”, capaz do “dom de si mesmo” e de ser “bispo para os pobres”.

Maria de Fátima era vizinha do falecido bispo na sua terra natal, Leça do Balio, e lembra-se de ver D. Manuel Martins levar para Setúbal “carradas de roupas, batatas e couves” nos tempos mais graves da crise que atingiu a região.

Com uma “forte consciência social”, D. Manuel Martins era “um amigo” e “amigo dos mais necessitados”, acrescenta.

O filho da terra era “muito estimado” e ajudou na “construção das escolas novas” que existem na localidade, sublinha Maria de Fátima.

D. Manuel Martins denunciava os “males da sociedade” e ia, com frequência, “visitar os doentes”, sublinhou a vizinha.

HM/LFS/OC



Diocese do Porto Diocese de Setúbal