Nacional

Óbito/Setúbal: Responsáveis timorenses homenageiam D. Manuel Martins

Agência Ecclesia
...

D. Carlos Ximenes Belo recorda empenho do então bispo de Setúbal na luta pela independência

Leça do Balio, Porto, 26 set 2017 (Ecclesia) – O povo de Timor-Leste tem D. Manuel Martins no “coração”, disse à Agência ECCLESIA D. Carlos Ximenes Belo, bispo emérito de Díli.

Foi com a ajuda do então bispo de Setúbal, falecido este domingo, que D. Carlos Ximenes Belo enviou “uma carta Pérez de Cuéllar, secretário-geral das Nações Unidas de 1982 a 1991, pedindo a sua intervenção na causa do povo timorense”, revelou o prelado, Prémio Nobel da Paz.

“Ele teve também a amabilidade de escrever a várias conferências episcopais sobre o sofrimento do povo de Timor”, acrescentou D. Carlos Ximenes Belo.

Homem de causas, D. Manuel Martins “nunca se cansou de despertar as pessoas” para a causa de Timor-Leste.

Ultimamente, D. Carlos Ximenes Belo encontrava-se com frequência com o bispo emérito de Setúbal, a residir nos arredores do Porto, para colocar a conversa em dia sobre a “situação do mundo e da nação timorense”, referiu.

Na diocese sadina, onde D. Manuel Martins foi bispo de 1975 a 1998 havia uma “grande comunidade timorense”, que foi “muito bem acolhida pelo povo e pela Cáritas local”

Já a embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Maria Paixão da Costa, sublinhou à Agência ECCLESIA que D. Manuel Martins será “sempre recordado” pelo povo timorense.

“Foi um grande exemplo para todos os timorenses” porque “lutava constantemente pela justiça e pelos direitos dos povos”, disse.

O bispo emérito de Setúbal foi condecorado, em maio de 2015, com a medalha da Ordem de Timor-Leste, por ser considerado como uma das vozes que defendeu “sempre” os direitos deste país lusófono.

O bispo emérito foi agraciado com a grã-cruz da Ordem de Cristo, durante as comemorações do 10 de junho de 2007, em Setúbal, e com o galardão dos Direitos Humanos da Assembleia da República, a 10 de dezembro de 2008.

O corpo de D. Manuel Martins encontra-se no Mosteiro de Leça do Balio (Matosinhos - Porto) e as exéquias fúnebres vão celebrar-se esta terça-feira, pelas 15h00.

HM/LFS



Diocese de Setúbal Timor Leste