Olhar o mundo à luz da espiritualidade de Santo Inácio de Loyola foi o objectivo da VI Semana de Estudos de Espiritualidade Inaciana.
Tendo como pano de fundo o tema “Mistério pascal e mundo contemporâneo”, a preocupação central foi trazer especialistas em temas como a morte e o sofrimento, como revela ao programa ECCLESIA o Pe. Sérgio Nunes, coordenador desta semana de estudos.
“Queríamos que nos dessem um determinado sentido, desde a sua perspectiva laica, porque depois há todas as outras formas de abordar estas questões de um ponto de vista teológico”, disse.
O Jesuíta Manuel Morujão, um dos conferencistas da iniciativa, refere que neste mundo moderno marcado pelo sofrimento e a morte, há janelas de esperança e sinais da vida cristã do mundo. “Como rezamos no Credo, o Espírito Santo é o Senhor que dá a vida: deveríamos ser mais trinitários, não pensar que há 2 mil anos andou por cá Jesus cristo, mas que ele está presente, como pai, através do Espírito”, assinala.
O evento, que decorreu em Fátima de 30 de Outubro a 1 de Novembro, foi organizado pela Província Portuguesa da Companhia de Jesus e realiza-se de dois em dois anos. A primeira Semana de Estudos de Espiritualidade Inaciana aconteceu em 1991 e cada uma das edições possui uma temática específica.