A grande festa do Escutismo da Região de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português vai ter lugar na Serra do Arestal, em Sever do Vouga, de 30 de Julho a 5 de Agosto. Trata-se de um acontecimento integrado nas celebrações dos 50 anos da fundação da Região de Aveiro, envolvendo dois mil escuteiros, entre animadores adultos (350), Lobitos (400), Exploradores (600), Pioneiros (450) e Caminheiros (200).
O início oficial do acampamento está marcado para o dia 1 de Agosto, domingo, pelas 16 horas, estando convidados para a cerimónia o nosso Bispo, D. António Marcelino, o Governador Civil, José Manuel Leão, os presidentes das Câmaras Municipais da Região e a directora regional do IPJ, segundo informou o Correio do Vouga o chefe Norberto Correia.
O acampamento está dividido em quatro subcampos, correspondentes aos Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros, onde vão ser desenvolvidas actividades próprias e adequadas às idades dos escuteiros, os quais têm vindo a preparar-se para esta festa, ao longo do ano, com um entusiasmo que tem contagiado os próprios dirigentes, amigos e entidades oficiais.
Para esta actividade, a Junta Regional conta com a parceria da Câmara Municipal de Sever do Vouga, que assegura vários apoios, desde o abastecimento de água ao saneamento, incluindo piscina, transportes e a animação cultural. Fornece materiais e colaboradores para a montagem das infra-estruturas necessárias. Ainda há ajudas de outras autarquias, um pouco de toda a Região, disponibilizando transporte ou contribuindo financeiramente para a participação dos escuteiros das suas freguesias.
O chefe regional, Norberto Correia, informou o Correio do Vouga que nesta autêntica aldeia de lona não falta nada para que os dois mil escuteiros vivam felizes durante sete dias. Há grupos organizados que planificaram e vão pôr de pé a Protecção Civil, a Electricidade, Água e Saneamento. Os serviços de Saúde vão dispor de uma caravana cedida pela Cruz Vermelha Portuguesa, devidamente preparada para prestar os primeiros socorros, e o departamento do Ambiente já preparou a recolha selectiva de lixos, através de jogos, tão ao gosto do escutismo. Também há uma equipa para montar e fazer a manutenção dos sanitários, com chuveiros, e uma cozinha para os responsáveis dos serviços e apoio aos Lobitos, já que cada secção trata da sua.
A Região de Aveiro do CNE conta, actualmente, com 40 Agrupamentos activos e um em processo de constituição, englobando 3200 escuteiros, que se reúnem todos os fins-de-semana, graças à colaboração de 500 dirigentes voluntários. Seguem uma dinâmica de pedagogia activa de pequenos grupos, segundo o método de Baden Pawel.
O concelho de Sever do Vouga é o único da Região de Aveiro onde as crianças, adolescentes e jovens não podem usufruir, por enquanto, deste método educativo que continua a motivar uma cada vez maior adesão, limitada apenas pela falta de animadores adultos. No entanto, aquele concelho já está de parabéns pelo acolhimento prestado a esta iniciativa, em especial pela família de Carlos Alberto Nunes que, além do empenho pessoal, cedeu gratuitamente o bosque de sua casa para acolher tantos jovens.