Os novos fluxos migratórios trouxeram até ao nosso país usos litúrgicos que até agora nos eram desconhecidos.
Outra Páscoa
Os novos fluxos migratórios trouxeram até ao nosso país usos litúrgicos que até agora nos eram desconhecidos. A Páscoa é um exemplo: é celebrada num rito e num dia diferente da dos católicos que seguem o calendário gregoriano.
A Páscoa é a primeira festa cristã em importância e antiguidade, pelo que não admira que já no Concílio de Niceia, no ano 325, haja prescrições sobre o prazo dentro do qual se pode celebrar a Páscoa, conforme os cálculos astronómicos (primeiro Domingo depois da lua cheia que se segue ao equinócio da Primavera): de 22 de Março a 25 de Abril.
Estas datas têm como referência, entre nós, o chamado “calendário gre-goriano”, introduzido em 1582 pelo Papa Gregório XIII. Contudo, as Igrejas de rito Bizantino, para a celebração da Páscoa, seguem até hoje o “calendário juliano”, que apresenta um atraso de 13 dias em relação ao nosso calendário civil.
Tomando por exemplo a data da Páscoa em 1990, e calculada segundo o rito Bizantino caiu em 2 de Abril e a dos Católicos latinos em 15 de Abril: acrescentando os 13 dias de diferença obteve-se a coincidência de celebrar a Páscoa no mesmo dia, isto é, em 15 de Abril do calendário civil, já adoptado em muitos países com maioria de cristãos de rito bizantino.
A solenidade da Ressurreição de Cristo possui uma importância única no Oriente cristão e ocupa por si um lugar, acima mesmo das “Doze grandes festas.” É precedida por 10 semanas de preparação, cujos ofícios litúrgicos estão contidos no Triódion penitencial, ao passo que as 8 semanas que se seguem à festa da Páscoa - até Pentecostes e ao Domingo de Todos os Santos - estão contidos no Triódion luminoso ou Pentikostárion.
A Páscoa é o apogeu do ano litúrgico bizantino: é a “festa das festas,” a “rainha das festividades,” o “primeiro e oitavo dia”; só para repetir algumas expressões da celebração litúrgica. É essa a razão pela qual ela não está na lista das Grandes festas, pois tudo converge para ela.
As semanas do tempo quaresmal começam pela segunda-feira e terminam no Domingo, dia da Páscoa. A partir desse dia, as semanas sucessivas começam pelo Domingo e terminam no Sábado.