O Conselho Presbiteral da diocese de Leiria-Fátima, sob a presidência de D. António Marto, reuniu-se na manhã do dia 12 de Junho, no Seminário Diocesano, para a avaliar o primeiro biénio do Projecto Pastoral Diocesano, perspectivar o próximo ano pastoral e se pronunciar sobre uma proposta de reestruturação da Cúria Diocesana.
Depois do canto dos salmos, os Conselheiros reflectiram sobre o primeiro biénio do Projecto Pastoral: sublinharam a grande diversidade de iniciativas e reconheceram a necessidade de trabalhar na renovação das mentalidades para que a criatividade demonstrada não se esgote em acções pontuais; apresentaram sugestões para melhorar a execução do Projecto Pastoral e solicitaram especial atenção às gerações mais novas (jovens e adolescentes) bem como às potencialidades oferecidas pelas novas formas de comunicação.
Depois do intervalo, o Bispo diocesano apresentou as linhas programáticas do próximo ano pastoral, intitulado “Saboreai e vede”. Será um ano de síntese e de aprofundamento do biénio dedicado à “Vocação, como dom e missão”. Na sua comunicação, D. António Marto perspectivou o acolhimento como desafio à cultura actual e à acção evangelizadora da Igreja, que disse ser sua «casa e escola».
Por último, o Conselho pronunciou-se sobre uma proposta de reestruturação da Cúria Diocesana, composta pelos organismos que colaboram com o Bispo no governo da Diocese. Foi saudada pela sua novidade e oportunidade, não se registando objecções substanciais.