Para quando a hora do marketing? Paulo Rocha 25 de Março de 2006, às 11:37 ... Na imprensa de inspiração cristã “Quem manda no mercado são os consumidoresâ€. São eles que, à volta do seu consumo, geram um mecanismo de natureza económica, que sustenta empresas de produção, de publicidades, de distribuição e muitas outras. E o principal instrumento para conhecer e ser capaz de se dirigir ao consumidor é o marketing. Carlos Liz, Director Geral da APEME (uma empresa de estudos de mercado) afirmou aos congressistas da AIC que “falar de marketing é começar por falar do consumidor, é por o acento tónico na procuraâ€. E tudo deverá partir, ser decidido a partir das necessidades do consumidor. Perguntas como “Quem são os nossos leitores? De que precisam? A que aspiram?†devem ser colocadas por cada tÃtulo de jornal ou revista. As respostas encontradas são essenciais também para os parceiros do negócio, para quem anuncia. O conhecimento dos consumidores (leitores), os critérios de verdade que presidem ao estatuto editorial dos tÃtulos de inspiração cristã e a preocupação que manifestam pela pessoa humana dão valor acrescentado á publicidade que é colocada nos tÃtulos da AIC. Porque a utilização de marketing “é uma questão de bom sensoâ€, interessa potenciar o valor da imprensa de inspiração cristã junto dos anunciantes. É precisamente aà que o marketing oferece ferramentas de ajuda. Georg Duschke, investigador e consultor de empresas, partiu da realidade da imprensa de inspiração cristã, dos tÃtulos que possuiu e da sua divulgação por todas as regiões do paÃs para referir as potencialidades que, só por isso, oferecem aos anunciantes. Necessidade de contactar localmente com o consumidor, com a mais valia de chegar (através dos muitos tÃtulos) a todo o paÃs será o principal argumento que a imprensa de inspiração cristã oferece aos anunciantes. “600 tÃtulos com 1,2 milhões de assinantes é um argumento muito forteâ€, referiu Georg Duschke. Há também metodologias de venda da publicidade onde os jornais e as revistas de inspiração cristã se devem enquadrar para conseguir aos anunciantes, sendo indispensável actuar como um todo e não como a soma das partes, de muitos tÃtulos. Comunicações Sociais Share on Facebook Share on Twitter Share on Google+ ...