Nacional

Paróquia das Aves reflectiu sobre novo ano pastoral

Celso Campos
...

A reunião do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) de Vila das Aves, no último sábado, ficou marcada pela reflexão feita pelo Diácono José Cardoso que apresentou aos conselheiros avenses o tema do terceiro ano do triénio dedicado à Palavra de Deus e que se intitula “Vivemos da Palavra”.

O jovem diácono de 24 anos, natural de S. Torcato (Guimarães), actualmente a estagiar junto do Arcipreste de Famalicão, o Padre Mário Martins (desenvolvendo trabalho nas paróquias de Esmeriz, Cavalões, Brufe, Cabeçudos, Santo Adrião e Palmeira), contextualizou o tema no âmbito do triénio. “Depois de encontrar e acolher a Palavra temos de a viver”, exortou José Cardoso.

“Se esperamos a ressurreição após a morte, devemos viver tentando imitar Jesus Cristo. Viver da Palavra é viver de Jesus Cristo, é praticando o que diz a Bíblia”, explicitou, salientando que “Viver da Palavra” quer dizer “partir para a missão”.

Mas a vivência da Palavra e o seu anúncio “deve ser diferente e virado sobretudo para os que se afastaram e não acreditam”. Para o Diácono, que dissertou a explicitação do ano pastoral citando repetidamente o texto do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, o melhor exemplo do não crente é o escritor recentemente falecido José Saramago. Explicou essa tese citando-o: “ele  chegou a dizer que todos os dias procurava Deus, mas nunca o encontrou”.

Apesar de pretender mais crentes, José Cardoso adverte que o interesse dos católicos “não deve ser estatístico”. “Não adianta vermos que 80% da população portuguesa se diz católica, mas acaba por votar a despenalização do aborto”, exemplificou.

Nesse sentido “é preciso colocar a Palavra de Deus no centro da pastoral”, explorando também os  novos media, nomeadamente a Internet, concluindo que “viver da Palavra é viver no amor”. E nesse papel temos de nos virar sobretudo “para os pobres e os mais necessitados pois são também os mais receptivos à Palavra de Deus”.

Celso Campos



Diocese de Braga