No próximo domingo, dia 12 de Setembro, a paróquia dos Milagres vai assinalar 254 anos de vida, religiosa e civil. Tendo sido elevada e paróquia e freguesia em 1750, a Comissão da Igreja e a Junta de Freguesia dos Milagres unem-se, desde o ano 2000 para celebrar o aniversário duma terra de “fé” e de muitas tradições.
A manhã do próximo domingo será de preparação para que as pessoas da paróquia possam vir passar a tarde junto ao Santuário do Senhor dos Milagres.
Cada centro de culto da paróquia faz-se acompanhar do seu Padroeiro e também da respectiva bandeira. As associações também podem participar com os seus estandartes.
Às 14 horas será feita a recepção à imagem de S. Luzia, Santo António, Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora da Graça.
Pelas 14.30 horas começará no Santuário a missa solene de aniversário, animada pelo Coral do Senhor dos Milagres. Segue-se a procissão com as imagens já referidas.
No final da procissão o Conselho Económico Paroquial, juntamente com o pároco, P. Jacinto Gonçalves, procedem à benção e inauguração de uma pequena “loja” de artigos religiosos que passará a funcionar nos Milagres, numa das torres do Santuário, dado o crescente aumento de peregrinos e visitantes do Santuário do Senhor dos Milagres.
Feira dos 14
Recordando a antiga feira mensal dos Milagres, já extinta, os Milagres vão também realizar mais uma reconstituição da sua feira e fazer a evocação das antigas tradições e ofícios da freguesia.
Durante todo o dia a “Feira dos 14” estará montada nas imediações do Santuário. Nela se poderão comprar peças de artesanato, animais e produtos do campo. Também serão confeccionados petiscos de outras eras e se pode encontrar trajes típicos dos Milagres.
Porco no espeto, broa, vinho e café à milagrense são outras das tradições a apreciar e provar durante a tarde e noite de domingo.
Ao final da tarde, pelas 19 horas, actuará o Rancho Folclórico da Mata dos Milagres e, a partir das 20.30, “Fábio e Telma” animarão um baile popular.
De 17 a 20 de Setembro realiza-se a Tradicional Romaria ao Senhor dos Milagres.